TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Lei De Newton (Aula)

Ensaios: Primeira Lei De Newton (Aula). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Primeira Lei de Newton

 Inércia: Até o início do século XVII, acreditava-se que para um corpo permanecer em movimento, deveria ter uma força atuando sobre ele. Até que Galileu revisou essa ideia e afirmou que “Na ausência de uma força, um objeto continua a mover-se com movimento retilíneo e com velocidade constante”.

Galileu deu o nome de Inércia à tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudanças do movimento em que se encontram.

Mais tarde, Newton baseou nas ideias de Galileu e estabeleceu a primeira lei do movimento, também conhecida como lei da inércia.

Isto quer dizer que, se um objeto está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que uma força atue sobre ele. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência em continuar o seu movimento até que uma força atue sobre ele. Em outras palavras, uma partícula na ausência de uma força ou submetida a uma força, permanece em equilíbrio.

 Equilíbrio:

o Equilíbrio estático: ocorre quando a velocidade e a aceleração do objeto é zero, o objeto está em repouso.

a) Exemplo: um objeto é lançado verticalmente para cima, no ponto mais alto da trajetória a partícula está em equilíbrio estático? Não, pois a velocidade naquele ponto é zero, mas a aceleração não é zero.

o Equilíbrio dinâmico: Ocorre quando o objeto está em movimento retilíneo uniforme, ou seja, a velocidade é constante e diferente de zero e a aceleração é igual à zero.

a) Exemplo:

o Podemos dizer que, quanto maior for a massa de um objeto, mais inércia ele terá, e mais difícil fica tirar do seu equilíbrio.

 Primeira Lei de Newton: “Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento”.

o Exemplo:

a) Suponhamos uma bola de golfe posicionada em um ônibus em movimento retilíneo uniforme. A bolinha permanecerá parada. Se o ônibus parar bruscamente, a bolinha tende a se deslocar para frente do ônibus. Isso ocorre, pois, a tendência da bola é permanecer em equilíbrio (dinâmico). Se o ônibus der uma arrancada, a bola irá se deslocar para o fundo do ônibus.

 Força centrífuga: Um automóvel percorre uma curva plana de uma estrada, seus ocupantes são jogados em direção à lateral do veículo. Isso ocorre, pois os ocupantes do carro tendem a continuar o seu movimento retilíneo uniforme.

 Atividade

Para um melhor entendimento da Lei da Inércia, faremos um experimento simples executados na própria sala de aula.

Copo de Água em Repouso

• Encha um copo de plástico com água. Não precisa ser até a boca.

• Coloque esse copo sobre uma folha de papel. Essa folha deverá estar próxima à borda da mesa com parte dela para fora.

• Pegue a parte da folha que ficou para fora da mesa e puxe-a rapidamente.

 Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com