TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de estrutura e formatação de obras

Tese: Princípios de estrutura e formatação de obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pela editora são condições para que os trabalhos apresentem uniformidade quanto à estrutura. Para facilitar o trabalho de formatação, criamos este documento-modelo, que deve ser utilizado na digitação do trabalho. Para utilizá-lo, basta digitar seu texto sobre este texto apresentado ou utilizar as opções de Estilos e formatação do Word, pois foram criados estilos para cada elemento do texto, tais como: título, autor, resumo, citação direta longa, texto, entre outros. Estes estilos pré-definidos podem ser aplicados diretamente ao texto, mas, caso o autor não saiba como utilizar este recurso do Word, descrevemos e exemplificamos a formatação de cada um dos elementos do texto. Destaca-se que o conteúdo deste resumo deve conter entre 250 e 300 palavras.

Palavras-chave: Palavra. Palavra.

Introdução

Este documento apresenta as instruções para a elaboração do artigo completo.

Orientações Gerais quanto à Estrutura e Formatação dos Trabalhos

Neste tópico, descrevemos as propriedades de formatação de fonte e parágrafo para cada elemento do trabalho, orientando autores que não estiverem habituados com o uso do recurso de Estilo no Word.

O arquivo deve obedecer às seguintes instruções gerais:

a) ser utilizado este modelo para a digitação do trabalho, portanto a extensão do arquivo sempre será “.doc”, “docx” ou “rtf”;

b) não ultrapassar 2 mega;

c) papel tamanho A4;

d) margem superior e inferior com 3 cm;

e) margem esquerda e direita com 2,5 cm;

f) páginas não devem estar numeradas;

g) fonte: Times New Roman.

O trabalho deverá conter os seguintes elementos de apresentação:

a) título;

b) autor(es) - instituição;

c) área do subprojeto;

d) resumo;

e) palavras-chave.

Para o corpo do texto do trabalho, elencamos quatro (4) itens principais com os subtítulos sugeridos abaixo. Contudo, o autor pode utilizar outros nomes para os subtítulos, contanto que o conteúdo se refira aos itens elencados:

a) introdução;

b) desenvolvimento;

c) considerações finais ou conclusão;

d) referências.

Instruções de Formatação dos Elementos da Apresentação do Trabalho

O título do trabalho, conforme exemplificado na Figura 2, deverá ser apresentado com uma linha em branco entre o cabeçalho e ele, em negrito, todos os caracteres maiúsculos, tamanho da fonte 14, centralizado, espaçamento 1,5

Entre o nome do primeiro autor e o título, deverá ser deixada uma (1) linha de espaçamento simples. O(s) nome(s) do(s) autor(es) aparece(m) à direita da folha. O(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) vir em primeiro lugar, com todos os caracteres em maiúsculo, fonte 12, alinhamento à direita e espaçamento simples. Se houver mais de um autor, deixar uma linha, espaçamento simples, entre o nome de cada um (Estilo_Autor)

Após o nome de cada autor, utilizar a opção do Word “Inserir nota de rodapé”, para apresentar um brevíssimo currículo de cada um dos autores. O texto deverá ser digitado no rodapé do trabalho, conforme ilustrado na Figura 4. Caso o trabalho tenha de 2 a 5 autores, o próprio Word continuará o texto de apresentação na página seguinte do trabalho. O formato para nota de rodapé é Fonte 10 e espaçamento simples (Estilo_Texto Nota de Rodapé).

Na sequência da mesma linha do nome do autor, separado pelo caractere “ - ” , indicar, em letras maiúsculas, a sigla da instituição.

Entre o item “Àrea do subprojeto” e o nome do último autor, deixar uma (1) linha, espaçamento simples, deve ser digitado em fonte 12, alinhamento à direita, espaçamento simples.

Entre o subtítulo “Resumo” e o item “Área do subprojeto:”, deverá ser deixada uma (1) linha de espaçamento simples (Figura 7). Para o subtítulo “Resumo”, deve ser utilizada a fonte 12, negrito, parágrafo simples, alinhado à esquerda e sem margem de parágrafo.

Entre o texto do resumo e o subtítulo “Resumo”, deverá ser deixada uma (1) linha de espaçamento simples (Figura 7). O texto do resumo (Figura 8) deverá ser em parágrafo único, fonte 12, espaçamento simples, justificado, sem margem de parágrafo (Estilo_Resumo-Texto). O texto deverá ter entre 250 a 300 palavras. Para fazer essa verificação, utilize o recurso “Contar palavras”, disponível no Word.

Os trabalhos devem apresentar indicação clara do tema, do objetivo e/ou do problema; apresentação sintética do referencial teórico utilizado para a análise dos dados; descrição dos principais procedimentos metodológicos; e apresentação dos principais resultados.

Quando tratar-se de Relato de Experiência, consideramos a possibilidade de um conteúdo mais flexível. Sugerimos que seja explicitada sinteticamente a proposta de trabalho desenvolvida, de forma que o leitor consiga, pela leitura do resumo, compreender o contexto de realização da prática descrita, o encaminhamento, as dificuldades ocorridas e os benefícios para os alunos.

Entre o título “Palavras-chave:” e o texto do resumo deverá ser deixada uma (1) linha, espaçamento simples. O título “Palavras-chave:” tem fonte 12 e negrito (Estilo_Palavra-chave). Os descritores utilizados como palavras-chave têm fonte 12, sem negrito (Estilo_Descritores). Deverão ser definidos entre 3 e 5 descritores como Palavras-chaves para o trabalho.

Instruções de Formatação do Corpo do Texto: introdução, desenvolvimento e considerações finais, conclusão ou subtítulos equivalentes

Sugerimos ao(s) autor(es) que o texto apresente pelo menos os subtítulos necessários para uma publicação científica, ou seja, Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais ou Conclusão. Portanto, o tópico desenvolvimento deverá ser substituído por subtítulos que permitam ao leitor compreender que estão sendo apresentados o referencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com