TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção

Seminário: Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Seminário  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quando, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção.

R: Em qualquer sociedade os recursos produtivos (mão-de-obra, terra, matéria-prima) são limitados, por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas por força do próprio crescimento populacional. Assim, tem-se o problema da escassez em que:

Independente do grau de desenvolvimento de um país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A curva (ou fronteira) de possibilidade de produção (CPP) é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade; escolher entre alternativas de Produção. Escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, máximo em emprego e produção sem ociosidade.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação.

R: O formato côncavo da curva de possibilidade de produção se justifica pelos fatores de produção não serem completamente adaptáveis.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R: Em cada um dos mercados atuam conjuntamente a força da oferta e da demanda determinando o preço. Esse fluxo é chamado de básico (famílias e empresas). No fluxo completo incorpora o setor público em que há a adição de impostos e no fluxo externo existe as relações e transações de mercadorias e serviços com o resto do mundo.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente nbo processo produtivo.

6. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique

R: A matemática torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia e permite análises econômicas na forma de modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com