TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Químicas Do Solo

Casos: Propriedades Químicas Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

Propriedades Químicas do Solo

 O solo apresenta propriedades físicas, químicas e biológicas (devido à biota associada). A interação entre esses três fatores é essencial na determinação do tipo de solo e da vegetação que conseguirá se estabelecer e crescer sobre ele.

Acidez do Solo

 A acidez do solo é muito importante ao se cultivar plantas e vegetais, pois alguns se adaptam melhor em solos mais ácidos, como a mandioca e a erva-mate; já outras necessitam de um solo mais básico, como a soja, o algodão e o feijão.

 Essa medida do grau de acidez do solo é feita por meio do potencial hidrogeniônico (pH), ou seja, é a medida do teor de íons H3O+ livres por unidade de volume. Quanto maior esse teor, mais ácido é considerado o solo.

Um pH ácido apresenta valores entre 1,0 e 6,0; 7 é neutro e de 8 a 14 é básico.

Solo ácido:

Correção da acidez do solo:

 O solo ácido apresenta grande concentração de íons hidrogênio e/ou alumínio no solo. A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al) além de causar a diminuição da disponibilidade de nutrientes para as mesmas. As consequências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas. Portanto, a correção da acidez do solo (calagem) é considerada como uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e consequentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária.

Alguns benefícios da correção da acidez do solo:

 A correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que mais benefícios traz ao agricultor, sendo uma combinação favorável de vários efeitos dentre os quais mencionam-se os seguintes:

 • eleva o pH do solo (reduzindo a acidez);

 • fornece cálcio e magnésio como nutrientes;

 • diminui ou elimina os efeitos tóxicos do alumínio (Al);

 • diminui a "fixação" de fósforo;

 • aumenta a disponibilidade do NPK, cálcio, magnésio, enxofre e molibdênio no solo;

 • aumenta a eficiência dos fertilizantes;

 • aumenta a atividade biológica do solo e a liberação de nutrientes, tais como nitrogênio, fósforo e boro, pela decomposição da matéria orgânica;

 • Em solos ricos em manganês (Mn), reduz as quantidades excessivas deste elemento presentes na solução do solo;

 • Aumenta a produtividade.

Alcalinidade do Solo:

 Os solos alcalinos são caracterizados por uma baixa condutividade eléctrica (EC), por uma alta percentagem de sódio permutável (ESP) e pela presença de carbonatos e de sais de bicarbonato de sódio. Uma alcalinidade alta abranda o crescimento as plantas, uma vez que dá origem a uma incompleta solubilização dos nutrientes necessários como o ferro, o cobre e o manganês. A Clorose, por exemplo, é uma doença típica das folhas das plantas, devido à deficiência em ferro.

Solo alcalino:

Correção da alcalinidade:

 É possível corrigir um solo alcalino com a gessagem (adição de gesso hidratado no solo), que retira o sódio e baixa o valor de pH. A exata quantidade de gesso necessária para a correção de um solo alcalino pode ser calculada em cima do resultado da analise de solo, com a supervisão e acompanhamento de um técnico especializado.

Permeabilidade do solo à água:

A permeabilidade é a propriedade do solo que permite que a água ultrapasse o mesmo, através de poros vazios do solo. Existe uma maior e uma menor dificuldade de escoamento dessa água, isso vai variar de acordo com o solo em que a água se encontra.

Se a água vai escoar através de um solo mais granular, como a areia, a água tem mais facilidade de se transportar devido a alta porosidade do solo, facilitando o fluxo da água através dele.

Nos solos mais finos, como argila, acontece o contrário. A água não ultrapassa com facilidade, pois não possui a mesma quantidade de poros vazios devido aos componentes do solo, dificultando no fluxo da água por ele. Então, se conclui que esse tipo de material é o ideal para impedir a passagem da água em alguns lugares. Próprio para a construção de barragens, pois apresenta baixa permeabilidade, contendo o fluxo da água.

 A permeabilidade é a propriedade do solo que permite que a água ultrapasse o mesmo, através de poros vazios do solo. Existe uma maior e uma menor dificuldade de escoamento dessa água, isso vai variar de acordo com o solo em que a água se encontra.

 Se a água vai escoar através de um solo mais granular, como a areia, a água tem mais facilidade de se transportar devido a alta porosidade do solo, facilitando o fluxo da água através dele.

 Nos solos mais finos, como argila, acontece o contrário. A água não ultrapassa com facilidade, pois não possui a mesma quantidade de poros vazios devido aos componentes do solo, dificultando no fluxo da água por ele. Então, se conclui que esse tipo de material é o ideal para impedir a passagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com