TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E MÉTODO DE MELHORAR PEQUENAS PROPRIEDADES NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL

Projeto de pesquisa: INVESTIGAÇÃO DE MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E MÉTODO DE MELHORAR PEQUENAS PROPRIEDADES NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DE MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO E MELHORAMENTO DE SOLOS PARA PEQUENAS PROPRIEDADES NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL

Rubens Assis Ferreira Sampaio

Prof. Fernando Fortes de Vargas

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM 0018) – Prática Educativa do Módulo I

08/11/12

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo analisar a origem do solo no município de São Lourenço do Sul, pesquisar junto de pequenos produtores rurais a maneira como utilizam a terra, sua fonte de renda e subsistência, e quais as técnicas mais usadas para a correção e conservação do solo, devido a solos altamente erodidos pelo incentivo inicial do desenvolvimento de uma luta contra o meio, mas necessária à sobrevivência, mas oposta a uma integração natural permanente, dos primeiros colonos que desbravaram a área rural do município.

Palavras-chave: solo, erosão, método de conservação.

1 INTRODUÇÃO

Pretende-se neste trabalho fazer uma pesquisa sobre como é constituído o solo do município de São Lourenço do Sul, e de que maneira os pequenos agricultores se utilizam deste pra retirar produtos para a sua subsistência e também como fonte de renda.

Na primeira parte do trabalho tenta-se classificar os tipos de solos que existem nas três regiões em que o município é dividido.

Na segunda parte pretende-se mostrar os tipos de erosões hídricas e algumas técnicas e praticas de conservação.

Neste trabalho foi usada uma metodologia qualitativa e a pesquisa se deu de forma documenta e juntamente a um grupo de pequenos agricultores.

2

2 DESENVOLVIMENTO

1 LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E CARACTERÍSTICA DA REGIÃO

O município de São Lourenço do Sul esta situado na parte centro-sul do rio Grande do Sul, na parte oeste da Laguna dos Patos. (LIMA, 2006, p. 12)

Sua localização latitudinal vai de 30º58’52”, ponto extremo norte que fica no Arroio Sapato, no distrito de Pinheiros, a 31º31’05”S, ponto extremo sul, no Arroio Grande divisa com o município de Turuçu. A localização longitudinal vai de 51º44’47”O a 52º27’32” O, situado no arroio Grande que separa o município de São Lourenço do Sul do município de Canguçu. (LIMA, 2006, p. 12)

A área total do município é de 2.036,134 Km², sendo que 2.031,91 Km² correspondem à zona rural o que representam 98,97% do território total, cabendo apenas 13,9 km² a área urbana (IBGE, 2006).

Conforme o Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária – INCRA (2000), “dos 45.210 habitantes, 46,29%, ou seja, 20.927 habitantes moram no meio rural. A grande maioria da população rural esta diretamente vinculada à produção agrícola em pequenas propriedades.”.

Segundo dados do censo agropecuário de 2006, “das 4.361 propriedades existentes no município, 3.938 propriedades eram do segmento familiar, o que representa uma proporção de 98%. Essas propriedades ocupam 57,9% da área agrícola municipal.”.

2 TIPOS DE SOLO E RELEVO PREDOMINANTE

O município de São Lourenço do Sul é constituído por três regiões distintas que totalizam 2.200 Km². A serra (41,35%) formada pela dissecação do embasamento cristalino de rochas graníticas heterogêneas metamorfizadas, é constituída por um relevo que chega ser forte ondulado. Os solos são Argissolos Bruno-Acizentados, Argissolos Vermelho-amarelo e Neossolos Litólicos e Regolíticos. As principais limitações se referem à fertilidade, suscetibilidade a erosão e a rochosidade. As coxilhas (24,32%) formadas por rochas graníticas homogêneas possuem relevo ondulado com solos Argissolos Vermelho-Amarelo profundos. As limitações se referem à fertilidade e a suscetibilidade a erosão. As Planícies (34,28%) formadas por sedimentos quartenários apresentam relevo plano com solos Planossolos Háplicos e Gleissolos Háplicos, as limitações se restringem a fertilidade e a excesso de hidromorfismo. Quanto ao uso agrícola 70% das terras são próprias para cultivos anuais, 29% para pastagens e usos perenes e 1% sem uso agrícola. (CUNHA; SILVEIRA; SEVERO, 2006, P. 01).

3 TIPOS DE EROSÃO

Segundo Bueno (2012, P. 3) são os tipos de erosão:

TIPOS DE EROSÃO

- Erosão hídrica – é o tipo de erosão de maior interesse para as condições tropicais predominantes no Brasil. É ocasionada pelas águas das chuvas que, após caírem no solo, correm em forma de enxurradas, causando danos ao terreno (Figura 2A). É o tipo de erosão que será discutido neste, assim como as metodologias para seu efetivo controle.

- Erosão Eólica – é a erosão causada pela ação dos ventos. Constitui problema sério quando a vegetação natural é removida ou reduzida. A erosão eólica ocorre com maior frequência:

• Em regiões planas, principalmente aquelas muito secas;

• Em épocas de pouca chuva;

• Solos secos;

• Onde a vegetação natural é escassa;

• Locais onde ocorrem ventos fortes.

Ainda conforme Bueno (2012, p. 50):

PRÁTICAS QUE FAVORECEM O PROCESSO EROSIVO

A erosão acelerada atinge taxas elevadíssimas quando a exploração agrícola, a pecuária ou mesmo a florestal utiliza práticas inadequadas e que, até mesmo, promovem aumento ainda maior da taxa de erosão. A retirada da proteção oferecida pelas plantas, aliada ao preparo do solo e o seu uso intensivo, enfraquecem-no deixando-o vulnerável à ação das chuvas e/ou dos ventos. Entre as práticas que mais fomentam o processo erosivo estão:

• Preparo intensivo do solo;

• Plantio continuado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com