TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protótipo De Um Guindaste

Casos: Protótipo De Um Guindaste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O guindaste é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, são comumente empregados na construção civil, indústrias, terminais portuários, onde se exige grande mobilidade no manuseio de cargas, pode carregar e descarregar contêineres, organizar materiais pesados em grandes depósitos, movimentação de cargas pesadas na construção civil.

Os primeiros guindastes foram endentados na idade antiga pelos gregos, e eram movidos por homens ou animais de carga, esses guindastes eram usados na construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente, usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.

Os primeiros guindastes eram feitos de madeira, mais com a revolução industrial, passaram a ser construídos com ferro fundido e aço. Atualmente o guindaste é construído normalmente com uma torre equipada com cabos e roldanas, que é utilizada para levantar e baixar materiais.

MODELOS DE GUINDASTE

GRUA

Também conhecida como guindaste universal de torre é um equipamento desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, tanto na vertical quanto na horizontal, é um equipamento de grande durabilidade e versatilidade, tendo manutenção adequada pode ser utilizado por varias décadas, pode ter uma altura de trabalho de 10 metros e pode chegar a 150 metros ou mais.

PINÇA OU MULTIANGULAR

Usado na construção civil, é desmontável devido a ser pesado e grande, geralmente treli sado, é composto por duas extremidades, numa delas fica a pinça elevatória descendente ou ascendente, na outra fica um enorme contra peso, que estabiliza o conjunto, evitando sua queda. Normalmente fixada numa pesada base, sustentada por uma torre modular. É composto por um potente motor e roldanas acopladas nelas e um ou mais cabos de alta resistência.

PÓTICOS

k Usados normalmente em portos, para carregar e descarregar grandes equipamentos, contêineres, ou contentores ou embalagens padrão para transporte de carga com capacidade de até 20 m³. Esse tipo de guindaste pode erguer até 20 contêineres de uma só vez em alguns casos.

GUNDAUTO, OU MUNCK.

Usados na movimentação de cargas na construção civil, descarga de maquinas, montagem de estruturas e movimentação de tanques e silos. Sam equipamentos montados sobre caminhão convencional ou concebidos num conjunto, que já compreende caminhão e equipamento num só, ele possui uma lança telescopia, com opção de colocação de VIB. Podem ter diversas capacidades de carga, tamanhos e marcas, em sua maioria estrangeiras.

GRUA FLORESTAL.

Equipamento utilizado para transportar toras de madeira, carregá-las em caminhão, ou carreta, para serem levadas para compensa mento em indústrias, de carvão vegetal, papel e celulose e para alimentação de caldeiras.

GUINDAUTO, OU MUNCK.

GRUA FLORESTAL.

PÓRTICO.

PINÇA, OU MULTIANGULAR.

GRUA.

ELABORAÇÃO DO PROJETO

Nessa ATPS temos como tarefa a construção do protótipo de um guindaste construído com palitos de picolé, e o mesmo deverá ter movimentos verticais e horizontais, podendo assim içar peças e as transportar de um lado para outro.

Depois de uma breve conversa entre o grupo decidimos o modelo do protótipo, esse modelo é um dos mais utilizados na construção civil. Nosso protótipo terá uma base pouco maior que seu breco de escarmento para dar equilíbrio ao guindaste na hora de içar as peças, o guindaste terá aproximadamente 380 mm de altura e seu braço de escamento terá de uma ponta a outra aproximadamente 425mm

O sistema de tração do cabo será feito com um motor de carrinho, e será construído também um sistema de redução de peso com duas polias, já no movimento horizontal, a ideia é colocar uma seringa fixada na base e outra ligada por uma pequena mangueira, que complementará um sistema hidráulico, dando movimento horizontal ao protótipo.

A matéria prima utilizada será: uma taboa de madeira maciça de aproximadamente 550 por 550 mm para fazer a base, e três quadrados menores para fazer a base da torre e a junção da torre com o braço de escamento, um pequeno motor, duas seringas, uma pequena mangueira, e 200 palitos de picolé.

Trabalharemos duro para que o protótipo fique o mais parecido possível com o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com