TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Intemperismo GEOLOGIA

Casos: Questionário Sobre Intemperismo GEOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  7.572 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que as diversas rochas utilizadas nos monumentos podem nos dizer sobre o intemperismo?

De acordo com o material da qual foram moldadas, com passar do tempo, algumas serão mais deterioradas que as outras. Uma peça de gabro, por exemplo, sofrerá menos alterações que uma feita de calcário.

2. Quais minerais formadores de rocha encontrados em rochas ígneas alteram-se para argilominerais?

Magnetita, Feldspato, Quartzo e Biotita

3. Como a chuva abundante afeta o intemperismo?

A água da chuva, ao cair, entra em contato com os gases da atmosfera combinando com eles a adquirindo um caráter ácido e, ao entrar em contato com as rochas, causará a corrosão delas, liberando a solução de lixiviação e moldando a rocha novamente. Neste processo pode haver intemperísmo físico, onde são aglomerados sedimentos que são cimentados e se tornam uma única rocha e o intemperismo químico, onde ocorre precipitação de minerais e por atração química, se aglomeram numa nova rocha.

4. Qual das duas rochas altera-se mais rápido, o granito ou o calcário?

Dentro do mesmo intervalo do tempo, com fator de alteração constante para os dois, o calcário apresentará mais alterações físico-químicas que o granito, por ter uma estrutura mais frágil ao intemperismo.

5. Como o intemperismo físico influencia o intemperismo químico?

O Inteperismo físico pode criar um ambiente adequado para o surgimento do inteperismo químico. Raízes de plantas e cavidades feitas por organismos no solo promovem o inteperismo físico, pois ajudam a criar fraturas na rocha. Essas fraturas por sua vez acumulam água e/ou micro organismos os quais propiciarão o inteperismo químico.

6. Como o clima influencia o intemperismo químico?

Rochas em clima quente e úmido sofrem intensa alteração química, pois a água pode adquirir um nível de pH considerado ácido e corroer as rochas, ou contribuir para o aumento de micro organismos que farão inteperismo químico nas rochas. Mas aquelas de mesma idade em clima quente e seco são dificilmente afetados, pois não há água para promover o inteperismo químico. A temperatura influenciará na velocidade das reações químicas, sendo que, por regra de termodinâmica, quanto maior o calor, mais rápida é a reação. Em ambientes muito frios quase não há processos de inteperismo químico pelo fato da água permanecer em estado sólido.

7. Quais são os principais fatores que controlam a formação dos diferentes tipos de solo?

Podemos destacar a duração do inteperismo, o tipo de substrato rochoso, o clima (chuvas, temperatura e vento) e o relevo.

8. O que acelera a erosão do solo?

Há um equilíbrio entre a erosão natural moderada dos solos feita pelo escoamento da água e pelos ventos e a lenta formação de novos solos. A ação do homem é o principal fator que acelera a ação da erosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com