TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Resíduo sólido

Trabalho Universitário: Questionário Sobre Resíduo sólido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário sobre Resíduo Sólido

1) A palavra lixo é derivada do latim lix, e significa cinza.

a) O que significa lixo na linguagem técnica?

Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas

b) Explique o histórico do surgimento dos resíduos sólidos no meio ambiente.

Desde os tempos mais remotos até meados do século XVIII, quando surgiram as primeiras indústrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente de sobras de alimentos.

A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis em que a maior parte dos produtos, desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, até computadores, são inutilizados e jogados fora com enorme rapidez.

c) Defina lixo no contexto atual.

É tudo o que ninguém quer e não tem valor comercial, neste caso serão excluídos todos os materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados, sobrando pouca coisa.

2) Quanto às características físicas e químicas, como se classifica o lixo?

Quanto às características físicas: Seco e molhado.

Quanto às características químicas: Orgânico e Inorgânico.

3) Em relação à sua origem, os resíduos sólidos são provenientes de que espécies?

Resíduo Hospitalar, Resíduo Domiciliar, Resíduo Agrícola, Resíduo Comercial, Resíduo Industrial, Entulho, Resíduo Público ou de Varrição, Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários e Ferroviários, Resíduo de Mineração.

4) Quais são as características físicas do lixo?

• Composição gravimétrica: traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total do lixo.

• Peso específico: é o peso dos resíduos em função do volume por eles ocupado, expresso em kg/m³. Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações.

• Teor de umidade: esta característica tem influência decisiva, principalmente nos processos de tratamento e destinação do lixo. Varia muito em função das estações do ano e da incidência de chuvas.

• Compressividade: também conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo pode sofrer, quando submetida a uma pressão determinada. A compressividade do lixo situa-se entre 1:3 e 1:4 para uma pressão equivalente a 4 kg/cm2. Tais valores são utilizados para dimensionamento de equipamentos compactadores.

• Chorume: substância líquida decorrente da decomposição de material orgânico.

5) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, algumas doenças são provenientes da disposição inadequada do lixo. Cite algumas dessas doenças.

Cisticercose, cólera, disenteria, febre tifóide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose.

6) Como é realizada a coleta do lixo e a disposição final do lixo?

O lixo é coletado ou pelas prefeituras ou por uma companhia particular e levado a um depósito. Lá pode haver certa seleção, sobras de metal, por exemplo, são separadas e reaproveitadas. O resto do lixo é enterrado em aterros apropriados. Além dos aterros sanitários existem outros processos na destinação do lixo, como, por exemplo, as usinas de compostagem, os incineradores e a reciclagem.

7) Descreva sobre:

a) Aterro Sanitário

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam sua implantação. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

b) Compostagem

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

c) Incineração

Incineração é o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com