TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quiabo Desidratado

Ensaios: Quiabo Desidratado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O quiabo é um fruto longo, seco, indeiscente, com formato cilíndrico e de coloração predominantemente esverdeada, de uma espécie de planta tropical e anual cujo nome científico é Abelmoschus esculentus da família das Malvaceas.

De origem africana, o quiabeiro é atualmente cultivado em várias regiões tropicais, subtropicais e regiões temperadas do mundo, por conter frutos comestíveis saborosos e cheio de nutrientes. No Brasil, ele foi introduzido com o comércio de escravos e é cultivado em todas as regiões, principalmente na região Sudeste, com destaque para o Estado de São Paulo (Araçatuba e Campinas), que é o maior produtor do país.

O período de safra do quiabo é de dezembro a março, porém pode ser cultivado e encontrado em todos os meses do ano. Com ciclo de aproximadamente 70-80 dias e em condições ideais de cultivo pode chegar a produzir de 15 a 20 mil quilos por hectare.

Presente na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos baianos e mineiros, e, apreciado na culinária de várias culturas do mundo, o quiabo é consumido de variadas maneiras, tais como crus em saladas, refogados, cozidos, assados, grelhados e como ingrediente de diversas receitas. Desprezado por algumas pessoas por conter uma gomosidade característica.

O quiabo fornece vários nutrientes importantíssimos à saúde. Ele é rico em vitamina A, C e B1 e possui ainda em sua composição minerais como o cálcio (mineral essencial para o fortalecimento dos ossos), fibras e proteínas. Por fornecer poucas calorias (100 gramas contém cerca de 30 kcal) o quiabo pode estar contido em dietas de restrições calóricas e com a vantagem de ser um alimento de fácil digestão.

Além de todos estes nutrientes presentes no quiabo, ele também é conhecido por conter propriedades medicinais. Ele é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades como diarréia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, rins e intestino.

Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o quiabo pode ser consumido em até uma semana.

Sabe-se que a desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação. Uma de suas maiores vantagens é não necessitarem de refrigeração durante o armazenamento e transporte.

O quiabo desidratado apresentará vantagens como o aumento do tempo de prateleira; retirada da baba, o principal fator que limita seu consumo; economia de embalagem e fácil armazenamento devido a diminuição do volume do produto proporcionada pela desidratação.

2. Justificativa

O quiabo é um produto importante na culinária nacional principalmente como especialidade mineira. Possui alto valor nutricional, pode ser cultivado o ano todo e é vendido com preço bastante acessível, porém com pouca durabilidade, que é de aproximadamente uma semana mesmo quando refrigerado. Sendo assim é de suma importância conseguir que este produto torne-se mais aceitável pelos consumidores e com maior durabilidade em prateleira, agregando maior valor a matéria prima e lançando um produto inovador no mercado,

3. Objetivos

O presente trabalho tem como principal objetivo obter um produto de fácil armazenamento, durável, de alta aceitabilidade e que agrade o consumidor e possa servir de ingrediente para vários pratos típicos do Brasil. Para atingir tal objetivo a proposta é desidratar o fruto em estufa.

4. Aproveitamento Tecnológico

Para o melhor aproveitamento do produto, o quiabo deve ser pouco manuseado, pois ele é bastante sensível e isso evita o seu escurecimento. Existem pessoas que gostam da baba do quiabo, mas somente o quiabo picado provoca a baba, e uma maneira de se consumir este produto sem a baba e com crocância será possível após a utilização do método de desidratação do quiabo em estufa.

O método será a desidratação do quiabo em estufa, o que irá proporcionar a remoção parcial ou total de água de um alimento implicando na inibição do crescimento microbiano, na prevenção de reações bioquímicas responsáveis pela deterioração e em menores custos de transporte, embalagem e estocagem, constituindo um método importante para prolongar a vida útil de diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com