TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS desidratados: ACABE com perguntas

Tese: ALIMENTOS desidratados: ACABE com perguntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

ALIMENTOS DESIDRATADOS: ACABE COM AS DÚVIDAS

Sabia que os alimentos desidratados preservam todos os nutrientes dos produtos frescos? Por isso, podem ser uma alternativa a integrar numa alimentação saudável e, ao mesmo tempo, que se pode preparar, na maioria dos casos, em poucos minutos. Tire todas as dúvidas.

- Os alimentos desidratados podem fazer parte de uma alimentação saudável?

Os alimentos desidratados podem ser integrados numa alimentação saudável. Na verdade, o processo de desidratação é muito simples e não altera a composição dos alimentos. Para praticar uma alimentação equilibrada, o ideal é que se possa variar não só nos alimentos, mas também no tipo de confecções escolhidas.

- Não são saudáveis?

A desidratação é um dos métodos mais seguros de preservação dos alimentos. Trata-se apenas de retirar a água dos alimentos. Neste processo, não é necessário acrescentar conservantes, dado que as bactérias e os bolores não se desenvolvem em locais secos. Sem nos apercebermos, usamos todos os dias inúmeros alimentos que passam por processos semelhantes sem quaisquer restrições. O que não falta são exemplos de ingredientes dos quais retiramos a totalidade ou parcialmente a água para ficarem secos e poderem durar mais tempo sem precisarem de conservantes. É o caso do feijão e do grão-de-bico que temos de demolhar antes de cozinhar, do louro ou dos orégãos para temperar, dos chás de ervas, do queijo, bacalhau, passas de uvas, ameixas secas, etc.

- São muito "processados"?

Os processos de desidratação são muito simples. Na realidade, podem ser utilizados dois tipos de processos. Um deles é o método clássico, em que os ingredientes são colocados num desidratador, onde ondas de ar aquecidas drenam toda a sua água. O outro método é a liofilização, que consiste na congelação dos alimentos, sendo que de seguida lhes é retirada a totalidade da água. Depois de secos, basta cortá-los aos bocadinhos e triturá-los até ficarem em pó.

- Guardam os nutrientes dos alimentos frescos?

A desidratação é um processo pouco agressivo que não altera a estrutura dos alimentos, retendo a maior parte do seu conteúdo nutricional. No caso dos hortícolas e legumes, que dão origem às sopas em pó, consegue-se manter quase 100% das suas vitaminas (sobretudo a vitamina A) e minerais (selénio, potássio e magnésio).

- Têm muito sal?

A pensar no seu bem-estar, os alimentos desidratados são controlados industrialmente para que não se ultrapasse a porção correcta de sal por dose, sendo que normalmente não se recomenda que, em casa, se adicione mais sal ao preparado. Assim, dado que em Portugal existe tradicionalmente uma tendência para se colocar sal a mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com