TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Geral Apostila De Laboratorio

Pesquisas Acadêmicas: Quimica Geral Apostila De Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA GERAL I EXPERIMENTAL

Professora: Viviane de Araújo Cardoso

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................2

ESTRUTURA DAS AULAS EXPERIMENTAIS....................................................................2

AULA 1 – NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO..............................................6

AULA 2 - EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA.................8

AULA 3 –TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO – MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA...............................................................................................................9

AULA 4 - RENDIMENTO DE UMA REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO..................................13

AULA 5 – PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES.................................................14

INTRODUÇÃO

Qualquer ciência tem os seus aspectos empíricos. Todo cientista precisa obter números que concordem com as observações. É natural, portanto, que a educação de um aluno inclua alguns trabalhos experimentais. Na Química a realização de experiências é fundamental: nenhum químico pode considerar-se adequadamente treinado sem ter dedicado muitas horas ao trabalho de laboratório.

Em todos os ramos da química há técnicas específicas a aprender, princípios gerais a serem demonstrados na prática, reagentes com os quais deve familiarizar-se, e assim por diante. Qualquer que seja a especialização que você venha a seguir, você terá que aprender um certo número de técnicas básicas e sendo assim esse primeiro curso experimental tem o objetivo de introduzi-lo nestas práticas. Você terá a oportunidade de aplicar conceitos teóricos previamente estudados e discutir resultados experimentais.

ESTRUTURA DAS AULAS EXPERIMENTAIS

a. Pré-experimento

Uma apostila contendo todas as práticas a serem realizadas deverá ser adquirida. Leia-a, cuidadosamente, quantas vezes forem necessárias, antes de vir ao laboratório, certificando-se de que esteja entendendo perfeitamente o que será realizado. Você só deve começar a trabalhar quando tiver a noção exata do que fazer em todas as etapas da experiência.

b. Testes

No início de cada aula será realizada uma breve preleção sobre o assunto do dia, oportunidade esta que deve ser aproveitada para eliminar eventuais dúvidas sobre o experimento.

c. Caderno de laboratório

Como seria de se esperar, todas as observações realizadas em um laboratório devem ser feitas de modo organizado e controlado. Além de se fazer medidas e observações, é necessário que as mesmas sejam anotadas de modo claro, completo e no instante que acontecem. Desse modo, seus resultados estarão disponíveis no futuro e o tempo passado no laboratório será aproveitado ao máximo.

Você deve adquirir um caderno, que deverá ser trazido em todas as aulas práticas e de uso exclusivo para as aulas experimentais. Nele deverão constar suas observações, valores medidos, pesos de amostras, etc. As notas deverão ser feitas à tinta, e caso ocorra algum erro, nunca risque, rasgue ou danifique o mesmo. A medida correta é passar um traço sobre o erro (de modo que ainda fique legível), colocando acima a versão corrigida. Um dos objetivos desse curso é ajudá-lo a desenvolver sua habilidade em descrever adequadamente experiências analíticas.

Deixe algumas folhas no início do caderno, de modo que você possa construir um sumário das experiências realizadas. Cada experiência nova deve começar em uma página limpa, contendo data e título da mesma.

Inclua todos os dados observados e essenciais, tendo em mente que qualquer pessoa seja capaz de repetir o procedimento. Aconselhamos que seja usada apenas as páginas da direita, de modo que as da esquerda possam ser utilizadas no caso de serem necessárias observações adicionais. Procure sempre deixar um bom espaçamento entre anotações.

Procure manter seu caderno sempre atualizado e organizado, a análise do mesmo pelo professor (sem prévio aviso e baseada na riqueza de detalhes) também fará parte da avaliação.

d. Relatórios

O desenvolvimento correto da prática, a precisão dos dados empíricos e o domínio teórico do assunto relacionado com a prática são alguns fatores essenciais para um bom desenvolvimento das disciplinas experimentais. No entanto é necessário apresentá-los em forma de texto organizado e lógico. Esse é o papel do relatório. Depois de realizada cada prática você terá que prepará-lo, em letra legível ou digitada, e entregá-lo na aula experimental seguinte. O relatório deve apresentar uma folha de rosto (capa) com os elementos de identificação (unidade de ensino, número do experimento, título, nome completo do aluno, turma, nome do professor, local e data) e ser dividido em 04 seções básicas, conforme mostrado a seguir:

AULA 1 – NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

Um laboratório de Química é um lugar perigoso, e todo o cuidado é pouco na prevenção de acidentes. Adotaremos por isso algumas normas gerais, que deverão ser rigorosamente observadas, não só para evitar ocorrências infelizes, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com