TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE QUIMICA GERAL

Pesquisas Acadêmicas: APOSTILA DE QUIMICA GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 15

MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE TIG

TEMPLATE FOR TIG

Nome do Aluno11; Nome do Aluno22

Nome do Orientador3 (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1e-mail do Aluno1; 2e-mail do Aluno2; 3e-mail do orientador;

RESUMO: Estabelece o modelo de formatação dos artigos a serem apresentados, como o produto final das disciplinas TIG do UniBH. Trata-se do mesmo modelo utilizado para artigos submetidos à Revista e-xacta, publicada pela Instituição.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Formatação. Modelo.

ABSTRACT: It establishes the formatting template for the papers to be presented, as the final product of the TIG/ UniBH. It is the same template used in papers submitted to Revista e-xacta, which is published by UniBH.

KEYWORDS: Paper. Formatting. Template.

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste documento é apresentar o modelo de formatação de artigos científicos para os cursos de graduação e tecnológicos do Instituto de Engenhria e Tecnologia – IET do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH.

As disciplinas Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG), que exigem o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e, como produto final, a elaboração e apresentação de um artigo científico para documentar o trabalho realizado, devem seguir a padronização deste modelo, comum à Revista e-xacta, editada pela Instituição.

O artigo científico, gerado nestas disciplinas pode ser submetido à Revista e-xacta (ISSN: 1984-3151), caso a Banca examinadora assim o recomendar. Ela está disponível em: www.unibh.br/revistas/exacta, e-mail: exacta@unibh.br. A utilização do mesmo modelo facilita a organização dos trabalhos, já que, proporciona aos estudantes e orientadores uma forma de editoração dentro dos padrões das normas regulamentadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de apresentar a estruturação de um artigo científico com suas subdivisões e exigências formais.

Ter um artigo publicado numa revista científica possibilita ao aluno a divulgação do produto da investigação desenvolvida na academia, junto à comunidade científico-tecnológica, além de permitir o enriquecimento do Currículo Vitae. Dentre os aspectos valorizados, destacam-se: o interesse pela pesquisa, seriedade e bom desempenho no desenvolvimento de atividades acadêmicas, maturidade para sintetizar o estudo realizado, capacidade para estender e aplicar conhecimentos adquiridos. Tudo isso reflete positivamente na vida profissional do aluno, quer seja na inserção no mercado de trabalho, quanto no ingresso em cursos de Especialização, Mestrado ou Doutorado. Além disso, os cursos do UniBH se fortalecem com a produção científica de seus alunos, professores e egressos.

A segunda seção deste artigo define as normas de formatação a serem adotadas, bem como a estruturação básica de um artigo científico. A seção 3 estabelece os tipos de ilustrações, que são necessárias para enriquecer e facilitar o entendimento do texto e, a subsequente, esclarece como inserir as citações, imprescindíveis no texto científico. A quinta seção se dedica à apresentação das fontes bibliográficas. Em seguida estão os agradecimentos e as Referências.

2 NORMAS PARA FORMATAÇÃO

A formatação dos artigos submetidos deve obedecer às normas estabelecidas neste documento, que se basearam nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6022 (2003) e NBR 14724 (2005). Aconselha-se ao autor a utilização deste modelo para editar o artigo. As informações sobre a autoria (nome do autor, afiliação e endereço eletrônico) serão excluídas, pela Comissão Editorial, durante o processo de avaliação.

O artigo deve estar gravado em formato Microsoft Word (.doc) contendo de 6 a 20 páginas. A linguagem deve ser clara, gramaticalmente correta e na terceira pessoa.

O alinhamento do texto deve ter formatação justificada, sem cabeçalho, rodapé, nem número da página. O formato do papel deve ser A4, com margens superior e inferior de 2,5 cm e margens laterais de 1,5 cm. A fonte do documento é Arial, o tamanho e estilo da fonte dependem da seção em que o texto se insere. Os parágrafos não possuem recuo, têm espaçamento anterior de 0 pt. e, posterior, de 6 pt.. O espaçamento entre linhas é de 1,5, salvo em casos particulares, explicitados na sequência do texto.

Em um artigo científico destacam-se três elementos:

1. Pré-textuais;

2. Textuais;

3. Pós-textuais.

Optou-se por apresentar esses elementos com enumeração de tópicos para que se esclareça tal formatação. Observe-se que os tópicos são separados por ponto-e-vírgula e o último finalizado com ponto. O afastamento dos marcadores é de 0,75 e o texto de 1,25.

2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

O primeiro elemento do artigo é o título. É expresso em Português e em Inglês, deve ser breve e inspirado no objetivo geral do trabalho, refletindo o conteúdo do texto. Em títulos não se coloca ponto final. Se houver subtítulo, este deve ser separado do título por dois pontos (:). Essas informações ocupam as linhas iniciais do documento. Devem estar centralizadas, em negrito e efeito Versalete. O título em português com fonte 16 e, o em inglês, com fonte 14.

Há uma linha em branco de 12 pontos após o título em inglês e, nas três linhas subsequentes, as informações sobre os autores, separados por ponto-e-vírgula, o nome do orientador e, em seguida, o nome do coorientador das disciplinas com espaçamento entre linhas de 1,5. Os nomes em negrito, centralizado e fonte 12. Na linha posterior, inserem-se a Afiliação Institucional, a Cidade e a Sigla do Estado, separadas por vírgulas, em fonte 12, sem a pontuação final e, na seguinte, os endereços eletrônicos em Courier New, fonte 10, dos autores e orientadores. Enumeram-se com algarismos arábicos, em sobrescritos, para indicar os endereços eletrônicos do grupo, como consta neste documento. Observe-se que uma linha em branco deve separar os dados supracitados da seção seguinte.

O Resumo e as Palavras-chave, editados na margem esquerda, seguidos de dois pontos, são formatados em itálico e fonte 10, com espaçamento simples entre linhas. Nos títulos destas seções deve-se usar o efeito Versalete. Conforme esclarece a ABNT NBR 6028 (2003), é aconselhável que o resumo contenha no máximo 250 palavras e seja editado em um único parágrafo, no qual se ressaltem o objetivo, o método, os resultados e a conclusão do artigo. Ele deve ser expresso na voz ativa, na terceira pessoa do singular. Composto por frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar a enumeração de tópicos e a inserção de símbolos e ilustrações. Na linha posterior são discriminadas de três a seis palavras-chave, que representam o conteúdo do documento, sendo utilizadas como chave de busca. São separadas entre si e finalizadas por ponto.

Após uma linha em branco, inserem-se o Abstract e Keywords, que são a versão em inglês das duas seções anteriores, com a mesma formatação.

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

São compostos pela Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Na Introdução expõe-se o tema tratado, sua delimitação e foco de abordagem, contextualizando-o na literatura consultada. Apresentam-se o objetivo geral e, os específicos, conceituações, justificativa e motivação do estudo, um breve relato sobre o plano de desenvolvimento, enfim os pressupostos necessários à sua compreensão.

O Desenvolvimento é o elemento textual central, a parte principal do artigo. É ele que dá a visão pormenorizada do tema estudado. Pode ser exposto em várias seções tais como: a revisão bibliográfica, o marco teórico que fundamenta a metodologia utilizada, o conjunto de técnicas e processos da pesquisa, a coleta de dados e sua quantificação, se for o caso,

além da apresentação e discussão dos resultados.

Apresenta-se na última seção, a Conclusão, a síntese do que foi estudado, onde se devem evidenciar os aspectos essenciais da pesquisa, relacionar os resultados obtidos com os objetivos propostos, expor as dificuldades encontradas, recomendar, se conveniente, novas abordagens para o tema e sua extensão em estudos futuros.

Quanto à formatação, os títulos das seções e subseções, com alinhamento à esquerda, são destacados do texto por uma linha em branco, anterior. Devem ser numerados com algarismos arábicos e com apenas um espaço entre o algarismo e o título, conforme a norma ABNT NBR 6024 (2003). Todos os títulos possuem fonte 12, com efeito Versalete e em negrito. Para facilitar, cada vez que se abrir uma nova seção, copie e cole o título da anterior para depois editá-lo.

As seções podem ter subseções e estas ainda comportam mais três níveis de subdivisões. Como exemplo: 4.2.3 METODOLOGIA designa a terceira subdivisão da segunda subseção da seção 4.

O autor deve estar atento no uso de siglas. Na primeira utilização de uma sigla, deve-se informar o seu significado. Na segunda seção deste documento foi mencionada a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – e, posteriormente foi usada simplesmente a sigla ABNT, já que era conhecido o seu significado. Outra observação importante é que palavras em outros idiomas devem vir em itálico.

Em relação à formatação do artigo, deve-se cuidar para que o título de uma seção ou subseção não ocupe a última linha de uma coluna. Neste caso, linhas em branco são providenciais para que o mesmo ocupe a primeira linha da coluna subsequente.

2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Os Elementos Pós-Textuais não são numerados e se compõem de: Agradecimentos (opcional), Referências, Apêndices (opcional) e Anexos (opcional).

As referências são obrigatórias em um texto científico e devem ser composta pelas fontes efetivamente consultadas para a elaboração do trabalho. E como neste artigo, todo documento pertencente às referências deve estar citado no texto e vice-versa, toda citação deve ter seu documento fonte presente nas referências.

Informações mais detalhadas sobre as referências podem ser consultadas na seção 5 deste modelo.

Os apêndices e anexos, conforme consta na ABNT NBR 6022 (2003), são textos ou documentos que ilustram, comprovam, fundamentam ou completam a argumentação do trabalho desenvolvido. A diferença entre eles é que os apêndices são de autoria do próprio autor do artigo e, os anexos, de autoria de terceiros. Para identificá-los, utilizam-se letras maiúsculas consecutivas, seguidas de travessão e do título. As palavras Apêndice e Anexo devem estar em fonte 12, em negrito e efeito Versalete, bem como as letras de identificação, já os títulos apenas em negrito, como nos exemplos: APÊNDICE A – Questionário de Avaliação ou ANEXO D – Mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

3 COMO TRATAR AS ILUSTRAÇÕES

As ilustrações (desenhos, esquemas, figuras, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas arquitetônicas, quadros, entre outras), as equações, as fórmulas e as tabelas, os

algoritmos são utilizados com o objetivo de explicar e facilitar o entendimento do texto.

Tais elementos devem ser referenciados no texto e, conforme ensinam França e Vasconcellos (2011), eles devem estar tão próximos quanto possível da primeira vez que forem mencionados. Devem ter numeração sequencial, em separado para cada categoria, seguidos do título e espaçamento simples entre linhas. Devem-se evitar dividir tabelas, algoritmos, quadros, etc. Caso tenham sido extraídos de um documento, já publicado, é obrigatória a indicação do mesmo, logo abaixo do título, deve-se inserir: Fonte – SOBRENOME-DO-AUTOR, ano, p. número-da-página. Antes e após à ilustração deve-se deixar uma linha em branco para destacá-la do texto.

3.1 FIGURAS

As figuras devem ser incluídas e referenciadas como a FIG. 1.

Figura 1 – Logo da Revista e-xacta do Centro Universitário de Belo Horizonte

Fonte - GUIMARÃES, 2008, p.3.

Observe-se que o título da figura e, se for o caso, a fonte bibliográfica de onde foi extraída são centralizados e estão inseridos posteriormente à mesma.

3.2 ALGORITMOS

Devem ser formatados como o Algoritmo 1, dado a seguir, com título e espaçamento simples entre linhas.

Algoritmo 1 – Determina e imprime o menor entre dois números distintos.

Algoritmo

declare A,B,Menor numérico

leia A,B

se A < B

então Menor  A

senão Menor  B

fim se

escreva Menor

fim algoritmo.

Fonte - FARRER et al., 1999.

3.3 EQUAÇÕES E FÓRMULAS

Equações e fórmulas devem ser numeradas e citadas no texto conforme a Eq. 1:

(1)

onde: f = frequência [Hz], c = velocidade da luz no vácuo = 3.108 [m/s], λ = comprimento de onda [m].

3.4 TABELAS

As tabelas são formatadas segundo a TAB. 1. Observe-se que a numeração e os títulos das tabelas são centralizados e colocados antes das mesmas.

Tabela 1

Parâmetros montagem das Medições

Medição f hr

1

2

3

4 200MHz

400MHz

900MHz

1800MHz 75 cm

33,33 cm

16,67 cm

8,33 cm

Fonte - GUIMARÃES, 2008, p.2.

4 A IMPRESCINDIBILIDADE DAS CITAÇÕES

Como esclarecem França e Vasconcellos (2011): “A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando desta forma os direitos autorais.” É, portanto, imprescindível que o autor cite as fontes bibliográficas que nortearam suas idéias no desenvolvimento do trabalho. São elas que dão credibilidade à argumentação, ao emprego da metodologia utilizada para a obtenção dos resultados da pesquisa.

As citações podem ser diretas ou indiretas, como determina a norma ABNT NBR 10520 (2002). As citações diretas são transcritas como aparecem no texto original. Se possuírem até três linhas são editadas no corpo do texto, entre aspas. Observe-se a apresentada na parte inicial desta seção. Aquelas que excedem este valor são destacadas como a que se encontra a seguir.

As citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 1,25, fonte de tamanho 9 e espaçamento simples entre linhas. As aspas são desnecessárias, já que a formatação diferenciada induz tratar-se de uma citação direta. Ao final deve-se colocar entre parênteses o sobrenome do autor em caixa alta, seguido de vírgula, o ano de publicação e, se possível, o número da página. (SOBRENOME-DO-AUTOR, ano, p.X).

As citações indiretas são livres, isto é, reproduzem as idéias do autor consultado com outras palavras, como consta em (MICHEL, 2005, p.127).

As normas da ABNT estabelecem formas diferentes para a indicação dos autores nas citações, como podem ser vistas em França e Vasconcellos (2011) e (SILVA; MELO; SOUZA, 2008).

Observe-se que as duas citações do parágrafo anterior são apresentadas de maneiras diferentes. Uma com apenas o ano entre parênteses e, nesse caso, os sobrenomes dos autores, com as primeiras letras maiúsculas, são separados por vírgulas e a conjunção aditiva “e”. Na segunda, todos os sobrenomes dos autores são editados em caixa alta, separados por ponto-e-vírgula, seguidos de vírgula e o ano de publicação. Pode-se inserir após o ano, a página onde se encontra a informação citada. Caso o documento possua mais de três autores, deve-se indicar na citação, como também em seu registro nas Referências, o sobrenome do primeiro autor acompanhado da expressão latina et al., em itálico, seguida de vírgula e o ano de publicação. Como o exemplo a seguir: Sobrenome-do-primeiro-autor et al. (ano) ou (SOBRENOME-DO-PRIMEIRO-AUTOR et al., ano).

Ainda existe a citação de citação, quando é mencionada uma informação de uma fonte não consultada, citada em uma obra efetivamente consultada. Neste caso, coloca-se o Sobrenome-do- autor-da-informação (ano citado por ou apud SOBRENOME-DO-AUTOR-CONSULTADO, ano).

5 NORMAS PARA AS REFERÊNCIAS

Como já foi especificado na seção 2.3 deste modelo, as referências são obrigatórias e devem ser composta pelas fontes efetivamente consultadas. Além disso, todo documento pertencente às referências deve ser citado no texto e vice-versa, toda citação deve ter seu documento fonte presente nas referências.

A lista dos títulos bibliográficos deve estar em ordem alfabética usando o sobrenome dos autores como primeiro parâmetro e, como segundo, o título da publicação. A transcrição dos elementos que compõem as referências deve estar de acordo com as normas da ABNT, especificadas em (FRANÇA; VASCONCELLOS, 2011).

A norma ABNT NBR 6023 (2002) define que as referências devem ser alinhadas à margem esquerda do texto, editadas com espaçamento simples entre linhas, sem afastamento anterior e posterior entre parágrafos. Para destacá-las, elas são separadas por uma linha em branco.

O formato das referências depende do tipo de documento consultado, sendo os principais apresentados nas subseções dadas a seguir, cujas informações, em sua maioria, foram extraídas de (FRANÇA; VASCONCELLOS, 2011). Alguns códigos devem ser observados. Quando estiver escrito:

• AUTOR – Deve-se escrever o Sobrenome do primeiro autor em caixa alta, seguido de vírgula, e demais nomes deste autor, apenas com as primeiras letras em caixa alta ou as iniciais seguidas de ponto e um espaço entre elas. Caso haja de dois a três autores, coloca-se entre eles um ponto e vírgula e repete-se a formatação apresentada para cada um deles. Se houver mais de três autores coloca-se apenas as informações sobre o primeiro e em seguida, em itálico, a expressão latina et al.

• Informação – deve-se colocar a informação em negrito.

• Informação – Deve-se colocar a informação com a fonte em estilo normal.

• (Informação) – Deve-se colocar a informação entre parênteses.

• <Informação> - Deve-se apresentar a informação entre os símbolos <>.

• Informação. – Deve-se colocar após a informação um ponto final.

• Cidade: Editora, Ano. – Deve-se colocar a cidade na qual o documento foi publicado, seguida de dois pontos, a editora, seguida de vírgula e o ano de publicação, seguido de ponto final.

• Edição – Deve-se indicar o número da edição do livro, seguida de ponto e depois de um espaço a abreviatura de edição, ed, seguida de ponto.

• Acesso em: 25 dez. 2000. Indica a data em que um documento online foi acessado. A expressão Acesso em, seguida de dois pontos, um espaço. o dia da consulta, mais um espaço, seguido da abreviatura do mês e mais um espaço o ano seguido de ponto. As abreviaturas dos meses são: jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov. e dez.

5.1 LIVROS

Impresso

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. Número de páginas p. ISBN número do ISBN.

Eletrônico

AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (disquete, ou CD-ROM) ou Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano. ISBN número do ISBN.

5.2 CAPÍTULO DE LIVRO

Impresso

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Edição. Cidade: Editora, Ano. Capítulo n.º do capítulo. página inicial – página final do capítulo. ISBN número do ISBN.

Eletrônico

AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Edição. Cidade: Editora, Ano. (disquete, ou CD-ROM) ou Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano. ISBN número do ISBN.

5.3 ARTIGO DE PERIÓDICO

Impresso

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, v. número do volume, n. número do fascículo, página inicial – página final, abreviatura do mês Ano. ISSN número do ISSN do periódico.

Eletrônico

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, v. número do volume, n. número do fascículo, página inicial – página final, abreviatura do mês Ano. Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano. ISSN número do ISSN do periódico.

5.4 ARTIGO DE JORNAL

Impresso

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do jornal, Cidade, dia, abreviatura do mês Ano. Número ou Título do caderno, seção ou suplemento, página inicial – página final.

Eletrônico

AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do jornal, Cidade, dia, abreviatura do mês Ano. Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano.

5.5 TRABALHOS ACADÊMICOS – MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

Impresso

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas f. Categoria do Trabalho Acadêmico (Área de Concentração) – Nome da Escola ou Instituto, Nome da Instituição Universitária, Cidade, Ano da defesa.

Eletrônico

AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas f. Categoria do Trabalho Acadêmico (Área de Concentração) – Nome da Escola ou Instituto, Nome da Instituição Universitária, Cidade, Ano da defesa. (CD-ROM ou disquete) ou Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano.

5.6 TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS

Impresso

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, cidade de realização. Título da publicação: subtítulo. Ano de apresentação. Cidade da publicação: Editora, Ano. Página inicial – página final do trabalho.

Eletrônico

AUTOR DO TRABALHO. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, cidade de realização. Título da publicação: subtítulo. Ano de apresentação. Cidade da publicação: Editora, Ano. Página inicial – página final do trabalho. (CR-ROM ou disquete) ou Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano.

5.7 SITES

NOME DO SITE. Título do serviço ou produto. Cidade: Entidade, Ano. Disponível em <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia abreviatura do mês Ano.

5.8 LEIS E RESOLUÇÕES

NOME DO PAÍS, ESTADO MUNICÍPIO OU NOME DA ENTIDADE. Órgão. Título. Tipo de documento, Numeração. Dia de mês de ano. ElementosComplementares que identificam o documento. Dados de publicação do documento. Cidade, data.

5.9 NORMAS TÉCNICAS

AUTOR. Número da Norma: Título e subtítulo. Cidade: Editora, data. Número de páginas p.

AGRADECIMENTOS

A autora agradece ao Diretor do IET, ao Coordenador, Professores e Alunos do curso de Ciência da Computação do UniBH, que vem contribuindo, a cada ano, para o enriquecimento deste modelo.

____________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS

ABNT. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003. 5 p.

ABNT. NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002. 24 p.

ABNT. NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003. 3p.

ABNT. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2003. 2 p.

ABNT. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002. 7 p.

ABNT. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, maio 2005. 9 p.

FARRER, H. et al. Algoritmos Estruturados. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 284 p.

FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C.; Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas. 8.ª ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. 358 p. ISBN: 978-85-7041-560-8.

GUIMARÃES, C. ModeloexactaWord. Revista e- xacta. Belo Horizonte, Uni-BH, 2008. 3 p.

MICHEL, M. H. Metodologia de Pesquisa Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2005. 141 p. ISBN: 85-224-4053-0.

SILVA, M. L. C.; MELO, N. H. P. L.; SOUZA, E. T. Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos Conforme Normas da ABNT. Belo Horizonte: Uni-BH, 2008. 105 p. Disponível em: http://unibh.br/unibh-biblioteca. Acesso em: 11 fev

...

Baixar como  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »