TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Inorganica

Dissertações: Quimica Inorganica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos

Aula 2 – Grupo 2: Metais alcalino-terrosos

Identificar as propriedades dos hidróxidos de metais alcalinos terrosos. Observar a solubilidade dos sais de metais alcalinos terrosos.

Comparar a reatividade do magnésio com a dos metais alcalinos.

Preparação pré-laboratório

Os metais alcalino-terrosos estão situados na segunda coluna vertical da Tabela Periódica, no grupo 2: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).

Desde há muito tempo se sabe que os óxidos de cálcio e de magnésio são compostos não metálicos inalteráveis pelo aquecimento (substâncias com estas propriedades eram chamadas “terras” pelos alquimistas) e quando em solução aquosa apresentam reações alcalinas. Dessas duas propriedades dos dois elementos mais comuns do grupo se originou a designação genérica: alcalino- terrosos.

Os sais de cálcio, magnésio, estrôncio e bário (voláteis) dão à chama do bico de gás coloração vermelho carmim, alaranjado, vermelho e amarelo esverdeado, respectivamente.

Os hidróxidos aumentam consideravelmente suas solubilidades com a dimensão do íon metálico, então o hidróxido mais solúvel é o hidróxido de bário, isto em função da diminuição da energia de rede. Os óxidos e os hidróxidos dos metais alcalinos terrosos apresentam caráter básico e a basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico, isto é, o Mg < Ca < Sr < Ba. Exceto o BeO e o Be(OH)2 que são anfóteros.

Entre os sais insolúveis distinguem-se os carbonatos e ortofosfatos. A solubilidade dos sulfatos diminui do berílio para o rádio; os sulfatos de estrôncio, bário e rádio são insolúveis, os de cálcio é parcialmente solúvel, enquanto que os de berílio e magnésio são muito solúveis. O cromato de bário diferentemente do cromato de estrôncio que se dissolve em ácido acético, é solúvel em ácido clorídrico. Os cromatos apresentam coloração amarela. Os carbonatos se dissolvem em solução aquosa de dióxido de carbono, formando bicarbonatos.

Materiais e reagentes

tubos de ensaio estante para tubos de ensaio espátula cápsula de porcelana

2 béqueres 100 mL pinça metálica canudo plástico bico de Bunsen bastão de vidro fenolftaleína fita de magnésio metálico proveta 25 mL Sol. Sat Ba(OH)2, Mg(OH)2 e Ca(OH)2 MgO e CaO

papel indicador universal pipeta graduada 5 mL

H2SO4 1 M Sol 5 % MgCl2, CaCl2, Sr(NO3)2, BaCl2

Procedimento experimental

1. Parte I

1.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com