TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Experimental- Relatório

Ensaios: Química Experimental- Relatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório - Química experimental

Alunos: José Artur Albano de Guimarães, Arthur Felipe Lino Oliveira.

Turma: PT 1B

Professora: Patrícia Robles

Data: 15/09/2014

Experiência 2- Reações Químicas

Introdução

Uma reação química é definida como uma mudança nos reagentes, gerando produtos com características diferentes das dos produtos iniciais. Durante uma reação química, ocorrem mudanças nas ligações químicas das substâncias envolvidas. Ou seja, uma reação química é um rearranjo das ligações químicas.

A equação química é uma forma de representação de uma reação química ocorrida, onde são representados os reagentes, produtos e o estado físico de ambos. Conforme a Lei de Conservação das Massas, não ocorre uma mudança quantitativa referente aos átomos, ocorrendo apenas um rearranjo destes. Com isto, uma equação química deve ter a massa e as cargas das substâncias envolvidas devidamente balanceadas.

Em várias reações químicas, é possível observar algumas mudanças macroscópicas, tais como mudança de cor, formação de precipitado e evolução de gás, que se tornam evidências da ocorrência de uma reação química. A partir dessas evidências é possível deduzir produtos formados em reações, utilizando por exemplo regras de solubilidade.

Objetivos

A prática teve como objetivo principal observar a ocorrência de algumas reações mais comuns e comprová-las através de evidências de transformação.

Procedimentos

1) Foram colocados aproximadamente 0,5 gramas de KClO3 em um tubo de ensaio. Em seguida, adicionou-se uma pequena quantidade de MnO2 e as substâncias foram misturadas. Segurando o tubo de ensaio com uma pinça de madeira, o mesmo foi aquecido à chama do bico de Bunsen. Com um palito em brasa, foi verificado se o gás produzido e liberado pelo tubo alimentava a combustão. Quando o tubo esfriou, adicionou-se 5,0 mL de água destilada e o mesmo foi agitado para depois ser decantado. Ao final do processo, a solução límpida e incolor presente no tubo foi transferida para outro tudo de ensaio e no mesmo foi adicionadas 2 gotas de nitrato de prata.

2) Observou-se um pedaço de fita de magnésio e observaram-se suas características físicas. Depois se pegou a fita de magnésio com o auxílio de uma pinça metálica e levou a sua extremidade na chama do bico de gás. Ao ser observado o início da reação afastou o conjunto da chama e o manteve embaixo de um vidro de relógio para recolher o pó liberado. Após o final da reação da fita de magnésio, adicionou-se água e fenolftaleína no vidro de relógio para interpretar o produto formado na reação.

3) Em um béquer de 1 L de capacidade foi colocado água destilada ate 2/3 de seu volume. Em seguida, foi adicionado 5 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína à água. Em um suporte foi fixado um tubo de vidro resistente com 4 cm de seu comprimento imerso na água. Cortou-se um pequeno fragmento de sódio e o mesmo foi colocado no interior do tubo. Iniciada a reação, o gás que se desprende foi caracterizado com o palito de fósforo em chama.

4) Primeiramente, foi colocada uma pequena quantidade da solução de água oxigenada H202(aq) em um tubo de ensaio. Em seguida foram adicionadas duas gotas de ácido sulfúrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com