TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA - INTRODUÇÃO AO USO DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Trabalho Universitário: RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA - INTRODUÇÃO AO USO DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  21.883 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA

RELATÓRIO SOBRE NOÇÕES DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

LILIANE T. BARRO

PROFESSORA FERNANDA LIMA

PALMEIRA DAS MISSÕES, RS, BRASIL

2013

RELATÓRIO Nº. 1 – NOÇÕES DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Relatório Nº. 01

Data: 07/09/2013

1. INTRODUÇÃO

O Laboratório de Química é um local muito importante, seja em uma universidade ou em qualquer outra instituição. De acordo com (GIORDAN, 1999), a química é uma ciência eminentemente experimental, daí a importância das aulas práticas.

No entanto, para o adequado andamento de aulas práticas em laboratório de química é necessário adotar e seguir regras/normas de segurança no laboratório de química. Todo e qualquer trabalho em laboratório deve ser realizado de forma responsável para evitar atitudes ou situações que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais (NORMAS DE SEGURANÇA, PARA O LABORATÓRIO – UTFPR).

Neste relatório, serão relacionados os materiais/instrumentais básicos a serem utilizados em aulas práticas de laboratório de química, bem como, apresentadas algumas informações básicas referentes às medidas de segurança no laboratório para o desenvolvimento das aulas, além de assegurar a segurança necessária aos usuários do laboratório.

2. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA

- Conhecer alguns dos principais os instrumentais e equipamentos utilizados em laboratório de química;

- Conhecer as regras de segurança que devem ser seguidas para a utilização de laboratórios de química, a fim de que se possam evitar possíveis acidentes durante as aulas práticas no local.

3. RESULTADOS

Foi possível, através da visita ao relatório, realizada na aula inaugural de Fundamentos de Química, no dia 05/09/2013, conhecer os instrumentais e equipamentos utilizados em laboratório de química e, dentre este instrumentais, destaca-se alguns: Béquer; Erlenmeyer; Funil de Vidro; Balão de fundo chato; Tubos de ensaio; Provetas o Cilindros graduados; Buretas; Pipetas; Pisseta; Bico de Bunsen; Pinça de madeira; Capela de exaustão de gases; Agitador de soluções, dentre muitos outros materiais visualizados no laboratório.

Durante a aula em sala de aula e no laboratório, a professora mencionou aos acadêmicos algumas das regras de segurança em laboratório de química, dentre elas, destaca-se: usar vestimenta adequada – calças compridas, calçados fechados e jaleco de manga longa e, de preferência, de tecido em algodão; nunca fumar, comer ou beber no laboratório; utilizar sempre a capela quando estiver trabalhando com produtos químicos voláteis ou com substâncias de composição desconhecida ou quando houver formação de poeira, névoa ou fumaça; utilizar máscaras de proteção respiratória, óculos de proteção e luvas ou outros Equipamentos de Proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com