TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O EMISSOR IDENTIFICADO NA COMPANHIA

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO SOBRE O EMISSOR IDENTIFICADO NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A empresa selecionada, a qual, realizamos o diagnóstico organizacional, atua na área de comércio varejista em alimentos, sua história se iniciou no ano de 1992 com apenas 05 (cinco) gôndolas abastecidas em mercadorias pelo proprietário e pela sua esposa. Seu Manuel, o dono do supermercado viu que o seu negocio poderia crescer se ele tivesse coragem, determinação e foco, investiu todo o seu lucro conquistado em um ano de vendas e decidiu adquirir mais 07 (sete) gôndolas e mais mercadorias, viu a necessidade de ter mais um ajudante, então seu filho mais velho passou a contribuir com o negócio da família e no ano de 1994 contratou o seu primeiro funcionário. Ele, seu Manoel passou a gerenciar a sua empresa detalhando atividades específicas para cada colaborador. Ele tornou-se responsável pelas compras de mercadoria, faturamento (contas a pagar e receber, lucros e salário do seu único funcionário e salário simbólico de sua esposa e do seu filho), Seu filho desenvolvia a atividade de fazer entregas de mercadorias e auxiliava o outro funcionário na atividade de abastecimento e reposição das gôndolas, a esposa era responsável pelo caixa, higienização e limpeza do supermercado. Hoje seu Manuel não trabalha mais devido a idade avançada e problemas de saúde, seu filho que administra a empresa que hoje é composta por 03 (três) caixas, 02 (dois) entregadores, 03 (três) repositores, 02 (dois) estoquistas, 04 (quatro) açougueiros e uma pessoa na limpeza.

2 RELATANDO OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS NA EMPRESA

Diante do questionário de diagnóstico aplicado primeiramente aos funcionários da empresa do seu Manuel, eles relataram que há uma má administração da empresa em relação à gestão de pessoas ou na gestão de recursos humanos. Os colaboradores afirmaram por unanimidade que não se sentem valorizados pelos seus superiores, deixando a desejar na comunicação, no incentivo e na preocupação com o bem-estar de todos. Disseram ainda que, a empresa não oferece planos de salários e carreira e que não recebem nenhum outro benefício além do salário e do vale transporte, cumprindo uma jornada de trabalho de 44 (quarenta e quatro) horas semanais com uma folga por semana. Afirmaram que a escala de folga é fixa, sem nenhuma alteração, mesmo que algum funcionário precise folgar em algum outro dia para resolver assuntos de interesses pessoais, isso só é possível somente na sua folga já escalada e que não há um diálogo entre o funcionário e o administrador para chegarem a um acordo. Por esses motivos relatados pelos colaboradores da empresa do seu Manuel, existe uma grande rotatividade de funcionários. Aplicamos também o questionário de diagnóstico aos gestores e ao administrador da empresa do seu Manuel, fizemos o convite a eles e os mesmos aceitaram e nos receberam com muita educação, se mostrando interessados nessa pesquisa de trabalho científico. O administrador disse que de acordo com os direitos e as leis trabalhistas está tudo correto, “sou honesto e trabalhamos com a honestidade, nunca deixamos de cumprir com nossas responsabilidades perante a lei”, ele afirmou que o salário pago aos seus funcionários é de acordo com o sindicato e que a jornada de trabalho e as folgas procedem segundo a lei. Um dos gestores da empresa disse que os cargos, salários e benefícios já são pré-estabelecidos antes mesmo da contratação e que os funcionários não tem do que reclamar, pois já sabem da cultura e normas da empresa, “quem estiver insatisfeito só nos procurar e pedir demissão existe outras pessoas que querem e precisam trabalhar sem reclamar de nada”, afirmou o gestor dos recursos humanos. O administrador e os gestores nos disseram que todos os funcionários atendem mal os clientes, descontando neles as suas frustrações e insatisfações nas pessoas que não tem nada haver com os seus problemas.

3 ANÁLISE CRÍTICA AOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

Diante dos fatores e consequências que ocasionam os problemas identificados fizemos uma avaliação, para propormos sugestões de melhoria da empresa. Percebemos que a liderança está acomodada, a mesma é responsável em definir a cultura e os valores da empresa, buscando promover a satisfação, desenvolvimento e desempenho de seus colaboradores para que haja uma qualidade de vida no trabalho e aumento na produtividade da empresa. O modelo de gestão da empresa do seu Manuel é um modelo monótono, sem nenhuma inovação ao modo de liderar, preocupados apenas em cumprir o mandamento da lei, a mesma não se abre para novas ferramentas e técnicas de administrar as pessoas. A falta de diálogo entre a gestão e os funcionários, afeta diretamente no comportamento dos funcionários e consequentemente no desenvolvimento e na execução de suas atividades. Um bom modelo de gestão faz com que a equipe se desenvolva se fortaleça, aprendendo a trabalhar simultaneamente em diversas áreas de atuação, em busca de um mesmo objetivo.

A administração desta empresa deve-se atentar que as pessoas são as partes mais importantes e interessadas pela empresa, sem elas não seria possível realizar nenhum trabalho, nenhuma atividade, ou seja, simplesmente não existiriam organizações. É importante e necessário para o desenvolvimento da empresa, que os colaboradores sejam valorizados e respeitados, havendo dentro da empresa o diálogo, promovendo a relação interpessoal, dando voz e ouvido aos funcionários quando os mesmos quiserem expressar suas opiniões e sugestões. O respeito pelo funcionário gera respeito pela gestão de pessoas, gera qualidade de vida no ambiente de trabalho e além do trabalho, em casa com a família, na faculdade, na igreja, no grupo de amigos, etc... O trabalho tem um papel fundamental e importante na formação e no amadurecimento da personalidade, na identidade tanto pessoal quanto profissional, pois o trabalho é um meio de interação com a sociedade, não só um meio de sustento próprio.

4 SUGESTÕES E PROPOSTAS DE MELHORIAS PARA A EMPRESA

Visando a melhoria para o desenvolvimento e crescimento da empresa, buscamos algumas propostas e sugestões que possam solucionar os problemas identificados na empresa do seu Manuel. Quando um problema surge em meio a uma organização, deve ser solucionado através do diálogo, elaborando um plano estratégico para que estes problemas sejam solucionados. É importante que todos os envolvidos da organização possam dar suas opiniões e sugestões para chegarem a um acordo, a um censo comum, conquistando seus objetivos.

Dentro de uma organização, as pessoas devem ser tratadas pelos gestores com respeito e dignidade, sentindo-se valorizadas através de reconhecimentos, premiação e incentivos para todos os funcionários quando as metas da empresa forem alcançadas, isso pode ocorrer anualmente ou a cada 06 (seis) meses, a escolha fica por conta dos gestores e ou administradores. A comunicação entre a gestão e os funcionários pode ocorrer através de avisos fixados em murais, e-mail, mensagens por SMS ou até mesmo pessoalmente, mas que todos tenham a oportunidade, a chance de ouvir e de falar.

É necessário Incentivar os colaboradores a se qualificarem e se capacitarem profissionalmente, desse modo, a empresa pode se comprometer em dar um aumento salarial quando o funcionário buscar esses objetivos profissionais para que se possível for seja promovido. Pequenas coisas podem fazer a diferença dentro de uma organização, não basta apenas receber ou pagar um salário e o vale transporte, outros pequenos gestos podem valorizar seus funcionários, tais como: Presentear o funcionário no dia do seu aniversário (seja com um bolo para comemorar entre os colegas ou com alguma outra lembrancinha), confraternização da empresa no final do ano (realizar festinhas depois do expediente, convidando a família de todos os colaboradores, organizando um amigo secreto), oferecer aos colaboradores vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico, auxilio creche pra quem tem filhos, vale cultura e ainda proporcionar momentos de lazer e descontração.

Quando a empresa não pode oferecer ao funcionário um melhor salário é aconselhável que haja um acordo entre a empresa e o funcionário, uma boa ideia é a diminuição na jornada de trabalho, ou um tempo maior no horário de almoço, ou até mesmo duas folgas por semana em vez de uma. Tudo se resolve com um bom diálogo, através da compreensão de ambas as partes, o colaborador tem a sua vida e outro afazeres além da empresa, quando necessário em ocasiões de suma importância o funcionário precisar tirar folga ou sair mais cedo para resolver questões, problemas pessoais a gestão deve-se compreender e respeitá-lo o colaborador.

Quando um colaborador se sente valorizado, respeitado dentro da empresa, ele trabalha com mais empolgação, com mais empenho e dedicação a sua atividade de trabalho, aumentando a sua produtividade. A satisfação dos colaboradores com a organização está ligada a boa qualidade de vida no ambiente de trabalho, o funcionário que trabalha satisfeito com a sua empresa, vive uma vida tranquila, com mais humor, com mais paciência, atendendo os clientes com educação e cordialidade e isso reflete de forma positiva para a empresa com a satisfação também de seus clientes, agregando a esta empresa uma vantagem sobre o da competividade e a diminuição da rotatividade das pessoas.

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »