TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROLEZINHOS / PÓS-NEOLIBERALISMO – AS POLÍTICAS SOCIAIS E O ESTADO DEMOCRÁTICO.”

Por:   •  13/8/2015  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

                    FACULDADE TIJUCUSSU – SÃO CAETANO DO SUL

UNIESP – UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇO SOCIAL 5NB

“ ROLEZINHOS / PÓS-NEOLIBERALISMO – AS POLÍTICAS SOCIAIS E O ESTADO DEMOCRÁTICO.”

resenha

MARIA ROSA DE BARROS

Voltando para casa ouço a seguinte conversa dentro do ônibus:

- Vocês viram! Um bando de maloqueiros fechou o shopping de Mauá ontem.

- Como?

- Falaram que fizeram arrastão, as lojas fecharam rapidinho.

-Ouvir falar que é a molecada do funk.

-Deus me livre e guarda! O  mundo esta perdido.

-Só é um rolezinho no shopping  – grita um jovem lá do fundo.

Percebo um momento de silencio e logo após a conversa já é outra.

“Rolezinho (diminutivo de rolê ou rolé, em linguagem informal brasileira, significa "fazer um pequeno passeio" ou "dar uma volta"1 2 ) é um neologismo para definir um tipo de flash mob ou coordenação de encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças e parques públicos3 e shoppings.3 Os encontros são marcados pela internet,3 quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook. Wikipédia, a enciclopédia livre.

Que mal há em fazer um rolezinhos? Porque em seis de dezembro cerca de seis mil jovens foram reprimido no shopping Itaquera? Quem são esses jovens que participa desse passeio?De acordo com o texto, fica claro a influencia do neoliberalismo ( novo liberalismo) nesta nova questão “rolezinho”

“Liberalismo - um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.”                                                  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                                                  

Os shoppings centers são propriedade privada, frequentado em sua maioria por pessoas com padrão financeiro definido. O neoliberalismo proporcionou o consumo desenfreado, com a ideia de livre comércio o consumo passa a ser parte da vida das pessoas, não como algo necessário de uso e sim de uma necessidade social, ou seja, comprar roupa de marca, lanchar no Mcdonalds, e uma forma de  adquiri status social.

Os frequentadores do rolezinhos são jovens da periferia e que tem a capacidade de consumo, sendo maioria negra e admiradores do funk ostentação. Eles simplesmente querem dar um relê namorar, consumir, se vestir bem, enfim, distrair e se divertir. Ir ao shopping é auto  afirmar na sociedade de consumo.

 O crescimento econômico dos filhos da classe operária incomoda a sociedade burguesa, porque é uma geração participativa que não tem medo de mostrar a cara e de dizer o que querem.

A tentativa da proibição dos rolezinhos nos shoppings centers, refirma a divisão de classes sociais, por outro lado traz inconscientemente através deste jovens o desejo de mudança de uma sociedade menos desigual. Onde todos independente de sua condição financeira, raça, religião, sexualidade, possam utilizar os mesmos espaços físicos e serem respeitados como cidadãos de direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com