TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reatividade De Ametais

Dissertações: Reatividade De Ametais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO: REATIVIDADE DE AMETAIS, DESLOCAMENTO ENTRE AMETAIS E PROPRIEDADES DOS HALOGÊNIOS

OBJETIVO

Comprovar experimentalmente através da fila de reatividade dos ametais, a ocorrência do deslocamento entre este tipo de elemento.

INTRODUÇÃO

A reatividade consiste na tendência que uma reação química tem em acontecer. Nas reações de deslocamento, a reatividade química é o critério de ocorrência que usamos. Quando um elemento toma o lugar de outro num determinado composto, temos uma reação de deslocamento.

Os ametais são elementos com tendência a receber elétrons, formando ânions, pois possuem alta eletronegatividade. Isso significa que em reações eles sofrem redução, e consequentemente provocam a oxidação de outras espécies químicas (1)

A reatividade comparativa dos ametais pode ser determinada experimentalmente, ou seja, a reação irá ocorrer quando o ametal mais reativo desloca o ânion do ametal menos reativo.

Os halogênios formam substâncias simples diatômicas, ou seja, suas moléculas são constituídas por dois átomos: F2, Cl2, Br2, I2.

Reatividade entre os ametais em ordem decrescente

F > O > Cl > Br > I > S > N > P > C

O Bomo caracteriza-se por sua elevada capacidade de oxidação, responsável pela facilidade para combinar com outros elementos e dissolver-se em numerosos compostos orgânicos, como álcool, o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. A propriedade oxidante do bromo é também responsável pela liberação de uma elevada quantidade de calor em reações com determinados elementos, como o fósforo e o alumínio, com risco de explosões. O elemento pertence ao grupo dos não metais halogênios, sendo o único líquido na temperatura ambiente. É um líquido pesado, de boa fluidez, marrom avermelhado. É volátil na temperatura ambiente, produzindo um vapor de odor bastante desagradável. Facilmente solúvel em água e em dissulfeto de carbono. Quimicamente menos ativo que o cloro e mais que o iodo. Combina-se facilmente com muitos elementos e tem uma ação branqueadora. (2)

O iodo é um sólido altamente volátil em temperatura ambiente, tendo uma aparência e coloração próxima ao negro. Já seu gás apresenta cor azul-violeta de odor irritante. Não se dissolve facilmente em água, ao contrário do que ocorre quando em contato com compostos como o dissulfeto de carbono, tetracloreto de carbono e clorofórmio, legando a esses elementos coloração violeta. Ao ser dissolvido em álcool ou éter, forma soluções de cor marrom. O iodo exibe determinadas propriedades de metais, além de combinar-se com muitos outros elementos, sendo porém menos ativo que os demais elementos halogênios, que o removem dos iodetos. (3)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1)OBTENÇÃO DO BROMO

Foi colocado 2ml de solução de brometo de potássio em um tubo. Adicionou-se aproximadamente 2ml de água de cloro.

2KBr(aq) + Cl2(aq) = 2KCl(aq) + Br2(aq)

Quando adicionou a água de cloro, o brometo de potássio sofreu alteração em sua coloração, ficando amarelo.

Adicionou-se 2 gotas de solução de ácido sulfúrico 5%. Agitou-se e observou-se

2KBr(aq) + H2SO4(aq) = K2SO3 (aq) + H2O(aq) + Br2(sol)

O que se observa? Houve reação?

Quando foi colocado água de cloro na solução de brometo de potássio, a solução ficou de cor amarelo claro. Depois quando adicionou o ácido sulfúrico, passou para amarelo bem forte, com partículas não dissolvidas. Portanto houve reação na solução.

Depois, foi adicionado aproximadamente 2ml de solvente apolar, o clorofórmio. Agitou-se e observou-se

OBS: o clorofórmio é inflamável e muito volátil. Não pode ser utilizado próximo a chamas nem deixe seu frasco aberto. O clorofórmio é insolúvel e mais denso que a água. Extrai o bromo e o iodo da água, ficando com cores características e no fundo do tubo de ensaio. Não se trata de uma reação química, mas de um fenômeno de solubilização.

O que se observou?

Com a adição do clorofórmio, eles não se misturaram, o clorofórmio ficou embaixo, pois ele é mais polar e mais denso que a solução de bromo com água.

Por que o cloro deslocou o bromo?

O cloro deslocou o Bromo, pois ele é mais eletronegativo que o bromo.

2)OBTENÇÃO DO IODO

a) Foi colocado 2ml de solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio. Adicionou-se 2 ml de água de cloro. Agitou-se e observou-se.

2KI(aq) + Cl2(aq) = 2 KCl(aq) + I2(aq)

O que se observou? Houve reação?

Sim, ocorreu reação, a coloração foi alterada para amarelo claro

Foi adicionado 2 gotas de solução de ácido sulfúrico 5%

2KI(aq) + H2SO4(aq) = K2SO3 (aq) + H2O(aq) + I2(sol)

Alterou-se a cor para castanho avermelhado, sem formação de 2 fases.

Foi adicionado depois, aproximadamente 2 ml de solvente apolar, o clorofórmio. Agitou-se e observou-se.

O que se observou?

Formou-se 2 fases, em cima ficou com cor castanho avermelhada e embaixo ficou violeta

Como poderíamos saber se o cloro iria deslocar o iodo?

O cloro deslocou o iodo porque ele é mais reativo do que o iodo

b)Foi colocado 2ml de solução de iodeto de potássio em um tubo de ensaio. Adicionou-se aproximadamente 2ml de água de bromo. Adicionou-se 10 gotas de solução de ácido sulfúrico 5%. Agitou-se e observou-se.

2KI(aq) + H2SO4(aq) = K2SO3 (aq) + H2O(aq) + I2(sol)

O que se observou? Houve reação?

Quando adicionou o ácido sulfúrico na solução, ocorreu precipitação e mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com