TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reatividade Do Sódio

Trabalho Universitário: Reatividade Do Sódio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

1.1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

O sódio é um metal sólido a temperatura ambiente e é um dos elementos mais abundantes na Crosta Terrestre, porém, na natureza, não se pode encontrá-lo como substância simples; ele sempre estará combinado com outros elementos. Assim como os outros metais alcalinos, o sódio é altamente reativo, tornando-se até perigoso se manuseado sem luvas ou sem ferramentas apropriadas. Por este motivo, costuma-se armazenar o sódio em querosene, em óleo mineral ou em outros compostos que impedem sua rápida oxidação. O sódio é escorregadio e se for cortado com uma lâmina, a sensação é a mesma de estar cortando uma barra de manteiga fria. O sódio metálico é facilmente deformável e, ao sofrer algum tipo de distorção, não esfarela. Ele é um metal bem peculiar; desde a sua coloração (cinza metálico esbranquiçado) ao seu considerado “médio” ponto de fusão (98ºC). Sua densidade é de, aproximadamente, 0,971g/cm³ à temperatura de 20ºC. Sua aplicação é bem variada: abrange diversos pontos da metalurgia; é utilizado na manufatura de substâncias químicas; passa pela área de fabricação de fármacos; também pode ser utilizado em lâmpadas de vapor de sódio e é muito popular na forma de cloreto de sódio, que é usado como conservante de condimentos culinários.

1.2. OBJETIVO

Neste experimento, espera-se observar e estudar a reatividade do sódio metálico em uma solução de água destilada e fenolftaleína. O objetivo deste experimento é abordar os conceitos de reatividade química e buscar o aperfeiçoamento da observação científica.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MATERIAIS E REAGENTES

Por medida de segurança, é necessário que este experimento seja feito utilizando uma capela de exaustão e luvas de látex. Outros materiais são utilizados para realizar o procedimento, são estes: sódio metálico em cubos (armazenados em material inerte como, por exemplo, querosene), água destilada (H2O), fenolftaleína (C20H14O4), ácido clorídrico (HCl), um béquer de 250mℓ, um erlenmeyer de 250mℓ, uma pisseta, uma base universal com suporte, uma bureta de vidro graduada de 50mℓ, uma mufa simples, uma pinça metálica, duas espátulas metálicas e papel toalha.

2.2. PROCEDIMENTOS

Inicialmente, monta-se a base universal e, com uma mufa simples, prende-se a bureta de vidro nela. Por medida de segurança, todos os membros do grupo, que realizarão o experimento, devem estar usando um par de luvas de látex. No béquer de 250mℓ, adiciona-se 50mℓ de água destilada e 6 gotas de fenolftaleína. Esta solução é levada para a capela a fim de provocar a reação do sódio metálico na mistura. Utilizando a pinça metálica, o sódio deve ser retirado com cuidado do recipiente no qual estava armazenado e deve ser posto sobre o papel toalha. Em seguida, utilizando as espátulas metálicas, deve-se cortar e amassar o sódio a fim de retirar um pouco da camada oxidada e facilitar sua reação. Depois de triturado, todos os pedaços do sódio devem ser reagrupados e, com as espátulas, devem ser colocados vagarosamente na solução de água e fenolftaleína. Os componentes do grupo devem manter uma distância segura, mesmo com a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com