TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reatividade Dos Metais

Pesquisas Acadêmicas: Reatividade Dos Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

1. Objetivo

Comprovar experimentalmente, que as reações de deslocamento entre metais ocorrem segundo a fola de reatividade química ou a tabela de potenciais de oxirredução.

2. Fundamento Teórico

A reatividade é a tendência que um elemento apresenta de reagir ou não. O metal mais reativo irá deslocar o metal menos reativo de uma molécula. O metal mais reativo cede elétrons acontecendo reação química espontânea.

3. Materiais e Reagentes

Reagentes Materiais

Alumínio em pó Tubo de ensaio

Solução de Cloreto de Estanho(ll) Espátula

Cobre Metálico Pipeta Volumétrica

Ferro Metálico Pêra

Solução de Cloreto de Bário Bequér

Zinco em pó

Solução de Nitrato de Prata

Cobre Metálico

Água Destilada

Enxofre

Solução de Iodeto de Sódio

Iodo Resublimado

Magnésio em pó

Solução de Sulfato de Cobre

4. Procedimento Experimental

• Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de alumínio em pó e sobre este acrescente 5,0 mL de solução de cloreto de estanho(II). Agitar. Observar.

• Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de cobre metálico e sobre este colocar 5,0 mL de cloreto de estanho(II). Agitar e observar.

• Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de ferro metálico e sobre coloque 5,0 mL de solução de cloreto de bário. Agitar e observar.

• Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de zinco em pó e acrescente 2,0 mL de nitrato de prata. Agitar e observar.

• Em um tubo de ensaio pequena quantidade cobre metálico e sobre este colocar 10,0 mL de água destilada. Agitar e observar.

• Colocar em um tubo de ensaio 10,0 mL de água destilada e sobre este pequena quantidade de sódio metálico. (cuidado reação violenta). Observar. Esta reação deve ser acompanhada pelo professor e realizada em capela.

• Coloque pequena quantidade de enxofre em um tubo de ensaio e sobre este coloque cerca de 5,0 mL de cloreto de bário. Agitar e observar.

• Em um tubo de ensaio colocar pequena quantidade de enxofre e 5,0 mL de iodeto de sódio solução. Agitar e observar.

• Colocar dentro de um tubo de ensaio pequena quantidade de iodo resublimado e acrescente sobre este 5,0 mL solução de iodeto de sódio. Agitar e observar.

• Coloque dentro do tubo de ensaio pequena quantidade de magnésio em pó ou fita e sobre este coloque 5,0 mL de solução de sulfato de cobre. Agitar e observar.

5. Resultados e Discussão

1 - Ocorreu deposição no Tubo de Ensaio; Em relação a sua coloração inicialmente não apresentava cor (Incolor), apresentou mudança na sua cor tornando-se opaco após 2 minutos.

2 - Não houve reação entre o Cobre e a solução de Cloreto de Estanho (II), devido ao fato de o Cobre ser um metal menos reativo.

3 - Não ocorreu a reação, devido ao fato de o Ferro ser um metal menos reativo que o Bário.

4 – Houve reação entre o Zinco e a solução de Nitrato de Prata, devido ao fato de o Zinco ser mais reativo, fazendo com que acontecesse uma reação exotérmica e mudança de cor para acinzentada.

O zinco reage

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com