TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reclamação Trabalhista

Casos: Reclamação Trabalhista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE PETROLINA-PE

JUCIANNA DE SOUSA, brasileira, casada, portadora da CTPS nº 045928, Série 300444-PE, RG nº 33756060-29, CPF nº 567.345.322-89, residente e domiciliada na Rua das Margaridas, Bairro da Felicidade, nº 345, Cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, CEP 56.789-44 Conjunto, vem, por sua advogada abaixo assinado, com fulcro nos arts. 840 e 483 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e 282 do Código de Processo Civil Brasileiro – CPC, propor a presente

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA c/c DANOS MORAIS

em face de MUCCIO PANTA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA., empresa inscrita no CNPJ sob o nº 0056945670-90, localizada na Rua Santo Antônio, nº 45, Centro, Cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

DA PRELIMINAR DE JUSTIÇA GRATUITA

A reclamante requer, à priori, o beneficio da justiça gratuita com fulcro na Lei nº 1.060/50, art. 4º, pois encontra-se desempregada, não possuindo condições de arcar com as custas desta demanda sem o prejuízo do seu sustento pessoal de sua família.

DOS FATOS

A Autora foi admitida pela reclamada em outubro de 2008, na função de vendera, permanecendo nesta até o dia 10 de outubro de 2013, tendo, portanto, trabalhado durante 05 anos na empresa Muccio Panta Indútria.

A reclamante trabalhava na jornada de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, recebendo, como contraprestação aos serviços realizados, a importância de R$ 635,00 (seiscentos e trinta e cinco reais), tudo isto constante no Contrato de Trabalho em anexo (Doc. 01).

A reclamante sempre desempenhou suas funções com dedicação, zelo e honestidade. Por diversas vezes foi chamada pelo gerente para participar da conferência das mercadorias que chegavam à empresa, pois era uma funcionária de sua inteira confiança. Além disso, a autora sempre foi elogiada pelos clientes pela sua presteza na prestação do serviço.

Contudo, a reclamada, mesmo possuindo funcionária de confiança como a autora, determinou a realização de revista íntima diária em todos os empregados, inclusive nas mulheres. Ocorre que, a reclamante recusou-se a despir-se diante da supervisora do setor, que era, naquele momento, responsável pela revista íntima das mulheres. Este fato resultou na demissão da excelente funcionária, pois a direção da empresa resolveu, como medida educativa, demitir a reclamante por justa causa, arguindo ato de indisciplina e de insubordinação.

A reclamada justificou que o procedimento de revista íntima encontraria suporte no poder diretivo e fiscalizador da empresa, além de constituir medida eficaz contra o desvio de medicamentos para o consumo sem o devido controle sanitário.

DO DIREITO

A revista intima, que consiste em medida de inspeção pessoal ou em objetos do empregado, tem o objetivo impedir que este furte valores ou objetos do empregador. Contudo, durante a realização dessa revista, é possível que diversos direitos do empregado sejam violados, notadamente quando se tratar se inspeção no corpo das funcionárias.

A CLT, no capitulo que trata da proteção do trabalho da mulher, mais especificamente no art. 373-A, inciso VI, deixa evidente o cuidado do legislador em impedir que a revista íntima fosse realizada nas mulheres. Vejamos:

Art. 373-A. Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado: (...)

VI - proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.

A esse respeito a jurisprudência vem se posicionando no sentido de que a realização de tal inspeção macula o principio da dignidade da pessoa humana e principalmente fere o direito personalíssimo a intimidade. De fato, o direito do empregador de não ter seus bens materiais furtados não lhe confere a possibilidade de violar direitos fundamentais do empregado.

Para Ingo Sarlet proteger a pessoa humana é coloca-la a salvo de qualquer ato de cunho degradante e desumano, garantindo-lhe as condições existenciais mínimas para uma vida saldável em comunhão com os demais seres humanos. (SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 3ª ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004). O poder de direção patronal não autoriza a prática das revistas, pois privilegia, tão somente, o direito de propriedade em detrimento da valorização da pessoa humana.

No caso em exame é visível a violação desse principio basilar do direito brasileiro. A reclamante, que sempre agiu com probidade e honestidade, nunca apresentou motivos para a falta de confiança da empregadora. Pelo contrário, ela sempre se postou com integridade no desempenho de sua função, motivo pelo qual, a revista íntima, ora imposta, se tornou humilhante e demasiadamente constrangedora para a empregada.

É fundamento basilar da legislação pátria previsto no art.5º, XXXV, da Constituição Federal que “a lei não excluirá da apreciação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com