TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Fisica

Casos: Relatorio De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O presente relatório tem por finalidade o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: Paquímetros, Micrômetros e Balanças de Massa, cujas ordens de precisão diferem conforme o aparelho. A leitura e interpretação dos dados coletados e compilados para os cálculos de massa, densidade e propagação de erros, têm por objetivo fixar as informações apreendidas e aprendidas no decorrer da execução do exercício em laboratório experimental.

Os erros são inerentes a todas as medidas e nunca são completamente eliminados. A teoria dos erros, diz que um problema está resolvido se for apresentado juntamente à solução encontrada. Para se obter o valor de volume, por exemplo, seguido do cálculo de densidade a partir de medidas direta de diâmetro e massa, é necessário dimensionar o erro na cadeia de cálculos.

OBJETIVO

Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento e massa) expressando-as com a quantidade correta de algarismos significativos. Realizar medidas indiretas (área, volume, densidade), expressando-as com a quantidade correta de algarismos significativos após as operações matemáticas necessárias. Expressar de forma adequada os resultados obtidos, incluindo os desvios das medidas e os erros propagados. Calcular o erro percentual. E também para demonstrar a diferença de resultados que variam de instrumento para instrumento.

Medir as dimensões de vários objetos utilizando diferentes instrumentos de medida,

(paquímetro e micrômetro) determinar de forma indireta o volume dos diferentes objetos, realizando a medição direta de suas dimensões.

Analisar o número de algarismos significativos e os erros associados a cada medida.

Medir a massa de objetos.

Calcular a densidade de objetos.

Trabalhar com a propagação de erros nos cálculos de volume e densidade.

INTRODUÇÃO

1. Erros Aleatórios e Sistemáticos

Em ciência e tecnologia, é fundamental a realização de medidas de grandezas físicas. Estas grandezas podem ser, por exemplo, comprimentos, intervalos de tempo, voltagem entre dois pontos, carga elétrica transportada, intensidade luminosa, e muitas outras. Para se caracterizar o sistema de freios de um automóvel, por exemplo, realiza-se uma medida da distância percorrida após o acionamento dos freios quando o carro se movia a uma certa velocidade. Ao se realizar uma medida, há sempre fontes de erro que a afetam.

2. Teoria de erros

O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.). Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.

3. Tipos de erros

Erros grosseiros: são erros que resultam de uma desatenção do experimentador.

Erros sistemáticos: são erros oriundos de causas constantes e que afetam as medidas de um modo uniforme, deslocando o melhor valor sempre de uma constante.

Erro estatístico: mede de alguma forma a dispersão dos dados ao redor da média.

Erro absoluto: Diferença entre o valor exato de um número x e o seu valor aproximado x’.

Erro relativo: como dependendo das grandezas envolvidas o erro absoluto pode não ser muito significativo, portanto empregamos o erro relativo que é o erro absoluto dividido pelo valor aproximado x’.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Com um paquímetro e um micrômetro, medimos cada dimensões das três peças de alumínio,com o erro das ferramentas de medições, descobrimos através de cálculos matemáticos os desvios de medidas das três peças:desvio relativo e desvio percentual.

Em seguida encontramos o volume das peças e através de cálculos matemáticos,e em seguida seus desvios de volume: desvio relativo e desvio percentual.

E com uma balança digital encontramos a massa de cada uma das peças de alumínio , com o erro da balança encontramos os desvios de massa:desvio relativo e desvio percentual.

1. Paquímetro (+0,05mm)

O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com