TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Determinação Da Dureza Da água

Trabalho Escolar: Relatorio Determinação Da Dureza Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo

Tal procedimento teve como objetivo verificar através de métodos analíticos a concentração de cálcio no leite em pó.

Materiais

• Kit de titulação

- 2 Béquer de 50 mL

- 4 Erlenmeyer de 250 mL

- Vidro de relógio

- Proveta de 50 mL

- Balão volumétrico de 500,00 mL

- Funil

• Garra para bureta

• Bureta de 50,00 mL

• Pesa-filtro de forma baixa

• Suporte universal

• Pipeta volumétrica de 20,00 mL

Reagentes

• Leite em pó (amostra)

• Tampão amoniacal pH=10

• Solução Mg-EDTA

• Solução padrão de EDTA 0, 05000 mol/L

• Indicador negro de eriocromo T

Procedimento experimental

I) Preparo da amostra

5,0 g de leite em pó foram pesados e dissolvidos completamente em água destilada, e a solução foi transferida quantitativamente para um erlenmeyer de 250 mL. Esse processo foi executado para as três titulações.

II) Titulação

À solução presente no erlenmeyer de 250 mL, vide procedimento anterior, foram adicionados 15 mL de tampão amoniacal (pH = 10), 1 mL de solução Mg-EDTA e duas gotas do indicador negro de eriocromo T. O sistema foi titulado contra a solução padrão de EDTA, com agitação constante, até a viragem. O processo foi executado até a obtenção de três titulações concordantes.

Resultados e Discussão

A complexometria é um método analítico volumétrico que envolve a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes. O agente complexante mais empregado é o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). O EDTA forma complexos estáveis de estequiometria 1:1 com um grande número de íons metálicos em solução aquosa. Pode ser obtido com alta pureza, na forma do ácido propriamente dito ou na forma do sal dissódico diidratado. As duas formas possuem elevada massa molar, tendo o sal dissódico, a vantagem de ser mais solúvel em água. Um composto orgânico que apresenta dois ou mais grupos com pares de elétrons apropriados para formar ligações coordenadas (complexar) um íon metálico é denominado de agente quelante, enquanto o complexo formado é denominado quelato. A estrutura química do EDTA é apresentada na Figura 1.

Figura 1 – Estrutura química do EDTA.

Um par de elétrons capaz de complexar com o íon metálico está presente em cada um dos dois átomos de nitrogênio e em cada um dos quatro grupos carboxílicos (é um ácido tetraprótico). Assim, existem seis grupos complexantes no EDTA. Este agente complexante pode ser representado pelo símbolo H4Y. O ligante não protonado Y4- forma complexos com os íons de metais. A Figura 2 ilustra a estrutura do complexo de cálcio com o EDTA. O ponto de viragem das titulações complexométricas é determinado com indicadores metalocrômicos. Os indicadores mais comumente usados são negro de eriocromo T, alaranjado de xilenol, murexida, violeta de pirocatecol e outros.

Figura 2 – Estrutura complexo cálcio-EDTA.

Os valores encontrados na titulação estão próximos aos valores do fabricante, indicando que a complexometria é um método eficaz para determinação de cálcio em amostras de leite em pó. Os valores encontrados no experimento estão próximos do exato, porém estão dentro da margem de ± 0,35% do valor do fabricante. Essa pequena variação pode ter sido decorrida de algum erro na preparação dos reagentes ou das amostras.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é necessário consumir uma quantidade média de cálcio conforme a idade do indivíduo, por exemplo, para uma criança de 0 a 3 anos, a taxa de consumo varia de 210 mg de cálcio/dia a 500 mg de cálcio/dia.

Conhecemos a concentração mol/L do EDTA, bem como do seu volume gasto na titulação das amostras de leite em pó. Com isso, podemos encontrar a concentração de cálcio em mg/21g de leite em pó (21g equivalem a 2 colheres de sopa).

No rótulo do leite em pó desnatado Glória® é informada uma massa de 272 mg de cálcio para cada 21 g de leite em pó, pois por ser desnatado o valor da porção é de 21g

Conhecemos a concentração mol/L do EDTA, bem como do seu volume gasto na titulação das amostras de leite em pó. Com isso, podemos encontrar a concentração de cálcio em mg/21g de leite em pó (21g equivalem a 2 colheres de sopa).

No rótulo do leite em pó desnatado Glória® é informada uma massa de 272 mg de cálcio para cada 21 g de leite em pó, pois por ser desnatado o valor da porção é de 21g.

Cálculos

Dados: - EDTA 0,049968837 mol/L

- MMCa = 40,078 g

1ª titulação

- Volume de titulação: 32,50 mL

- Massa de leite em pó pesada: 5,0105 g

0,049968837 mols de EDTA 1000 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com