TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DUREZA DA AGUA

Pesquisas Acadêmicas: RELATORIO DUREZA DA AGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  1.945 Visualizações

Página 1 de 5

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Diz-se que uma água é dura quando ela contém principalmente de íons de Ca+2 e Mg+2 em quantidades superiores a 100ppm. Estes íons causam problemas industriais e domésticos. Na indústria existe a necessidade de controlar a dureza da água, sobretudo para uso em equipamentos que operam sob altas temperaturas: na forma de sais, os íons de Ca2+ e Mg2+ tendem a formar incrustações.

Elimina-se a dureza com um tratamento conhecido como abrandamento. O abrandador é um sistema de baterias com resinas catiônicas onde os cátions Ca+2 e Mg+2 são trocados por cátions H+ ou Na+, dependendo do tipo de resina utilizada. Esse tratamento costuma levar a dureza da água para praticamente zero, e a água obtida após tratamento é chamada "amolecida" ou "abrandada".

O principal método para determinação de dureza de água, é baseado na reação dos íons cálcios e magnésio com EDTA. O ácido etilenodiaminotetraacético (EDTA) e seus sais de sódio, formam com certos cátions metálicos como Ca2+ e Mg2+, contidos na água, um complexo solúvel (desde que o pH do meio seja mantido a cerca de 10). Adicionando a essa solução um indicador metalcrômico ela assume a cor vermelho vinho, mudando para azul, quando o EDTA adicionado tiver complexado todo o cálcio e magnésio.

3. OBJETIVOS

Determinar o teor de cálcio e magnésio numa amostra de água (potável ou não), expresso em termos de carbonato de cálcio, CaCO3.

4. PARTE EXPERIMENTAL

Deve-se descrever o fluxograma do experimento e relatar as observações feitas no laboratório, assim como algum(ns) procedimento(s) que não tenha(m) sido indicado(s) na bibliografia, mas que se tornou necessário adotar ao longo do experimento. Os verbos devem estar no tempo passado.

5. RESULTADOS

Os resultados devem ser preferencialmente apresentados em forma de tabelas, que fornecem uma visão clara e rápida dos valores obtidos.

As tabelas devem vir numeradas, por ordem de apresentação no texto, acompanhadas do título, na parte superior.

Deve-se construir tabelas separadas dos valores obtidos experimentalmente(literatura) e dos valores calculados.

6. DISCUSSÃO

a) Qual a dureza de água encontrada na amostra? A água analisada é considerada água dura?

Resposta: Dureza (ppm) = = 7 x 1000 x 1,00 = 70 ppm de CaCO3

A água analisada não é considerada dura, pois a dureza da água é medida com base na quantidade de ppm de carbonato de Cálcio (CaCO3), também representada como mg/L. A esse tipo de água chamamos água dura (com teores acima de 150 mg/L), mole (com teores abaixo de 75 mg/L) ou moderada (com teores entre 75 e 150 mg/L). Ou seja, a água analisada é considerada uma água mole.

b) Qual a diferença entre dureza permanente e dureza temporária? Que tipo de dureza foi determinado neste experimento?

Resposta: A dureza temporária é gerado pela presença dos bicarbonatos de cálcio e magnésio, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. Assim, os bicarbonatos se decompõem aos carbonatos, precipitando o carbonato de cálcio. Se este for filtrado ou for removido por sedimentação, a água estará livre da dureza. A permanente é aquela devido a presença de outros sais de cálcio e magnésio, como sulfatos, nitratos e cloretos, não podendo assim ser removidos com o calor. Esta decorre principalmente da presença de MgSO4 ou CaSO4 na solução. A dureza determinada neste experimento foi a dureza permanente.

c) Que parâmetros devem ser observados para evitar interferências e possíveis erros na determinação do ponto final?

Resposta: Concentração das soluções tampão e do EDTA corretas; Calibração do peagametro; pH=10; Precisão na titulação.

d) Que diferenças você consegue enumerar entre a titulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com