TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Química Experimental - 10

Trabalho Escolar: Relatorio Química Experimental - 10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

Prática nº 10 (13/05/2014)

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Disciplina: Química Experimental

Professor(a): Adriana Canal das Virgens

VILA VELHA

MAIO - 2014

1 INTRODUÇÃO

A padronização de uma solução convém para determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o Fator de Correção, um valor adimensional utilizado para conformidade da concentração da solução em questão.

As soluções padrão desempenham um papel central nos métodos titulometricos de analise.Estas substâncias são aquelas que apresentam um grau de pureza em torno de 100% com erro entre 0,05; são conhecidas pela sigla P.A. que significa: para análise.Substâncias de padrão primário devem ser estáveis, puros, facilmente solúveis,disponíveis e de baixo custo,e deve possuir a menor toxicidade possível.

Titulação é o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida.Neste experimento foi feito a titulação com a solução de NaOH 0,1 mol/L.

Concentração significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica. Existem diversas maneiras como os químicos exprimem a concentração de uma solução, a seguir descrevemos as formas mais comuns de expressar concentração:

Concentração molar ou Molaridade: A molaridadede uma solução da espécie A, é o númerodemoles dessa espécie contidos em 1 L de solução. Sua unidade é M, que tem dimensões de mol L-1

2 OBJETIVOS

A aula prática de nº 10 consistiu em aprender a preparar uma solução padrão e determinar a sua concentração a partir de cálculos e também a técnica de padronização e titulação.Padronizou-se o hidróxido de sódio (NaOH) com biftalato de potássio [KH(C8H4O4)], achando o fator de correção para tornar esta base uma solução padrão.

3 MATERIAIS E REAGENTES:

Para a realização dos procedimentos foram utilizados: espátula, balança, bureta de 50 mL, becker de 50 mL, balão volumétrico de 100 mL, 3 erlenmeyers de 125 mL, funil de vidro, bastão de vidro, pipeta volumétrica.

Reagentes: Água destilada, Biftalato de potássio sólido, hidróxido de sódio, indicador fenolftaleína.

4 PROCEDIMENTOS

A - Preparo de solução padrão de biftalato de potássio (KHC8H4O4).

1. Na tentativa de obter 2,100g de biftalato de potássio, pesou-se 2,12g em um becker de 50 mL.

2. Dissolveu-se o KHC8H4O4 ainda no béquer com água destilada e transferiu-o para um balão volumétrico de 100 mL até a marca de aferição, com auxílio de um funil de vidro. A solução foi homogeneizada pelo grupo.

3. Foram feitos os cálculos para determinação da concentração em mol/L exata da solução: M= Nº de mols do soluto / Nº de litros de solução.

B - Padronização da solução de Hidróxido de sódio (NaOH).

1. Pipetou-se 10,00 mL da solução padrão de biftalato de potássio em um erlenmeyer de 125 mL.

2. Duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com