TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Experimental

Trabalho Universitário: Relatório De Química Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNOS: Murilo Dias Breder

Natália Baêta Vieira Lima

DATA DE REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: 27/08/2013

PROFESSORA: Dayse

TURMA: PS2A

TÍTULO DA EXPERIÊNCIA: Introdução às técnicas de laboratório

INTRODUÇÃO

Para a realização de experiências em laboratório, devemos ser detalhistas e cautelosos. Uma boa higienização de objetos, equipamentos de proteção e atenção são essenciais para que o resultado de experiências seja preciso, satisfatório e correto. No procedimento que será descrito abaixo realizamos 3 experiências: verificação da temperatura de ebulição da água, da capacidade e desvio de vidrarias, e a identificação de um líquido por meio de sua densidade. Sabemos que esses são 3 experimentos básicos para realização de experiências químicas mais complexas sendo, portanto, de nosso interesse realizá-los já que são essenciais para o prosseguimento deste curso.

OBJETIVOS

Familiarizar os alunos aos equipamentos e vidrarias que são de uso corrente no laboratório, além de mostrar o uso correto dos mesmos, a leitura correta das medidas e como expressá-las cientificamente.

PROCEDIMENTOS

As atividades que realizamos no laboratório foram subdivididas em 3 experimentos:

1) Medida da temperatura de ebulição da água

Primeiramente, pegamos um béquer que foi lavado com água destilada e colocamos 100 mL dessa água, medida no próprio recipiente. Em seguida, acrescentamos à mistura 3 pequenas esferas de vidro para reduzir o borbulhamento do líquido quando este entrar em processo de ebulição.

Após o acréscimo das esferas, ligamos o agitador magnético com aquecimento – cuja marca é Edutec – e colocamos o béquer sobre o aparelho.

Como o objetivo era o de aquecer a água, utilizamos apenas a função térmica do aparelho.

Após alguns minutos, quando a água iniciou o processo de ebulição, colocamos o termômetro, sem permitir nenhum contato com o recipiente, e aguardamos até que ele se estabilizasse.

2) Capacidade e desvio dos aparelhos: bureta, proveta e pipeta graduada

Analisamos as vidrarias externamente em relação às respectivas capacidades e seus desvios.

3) Cálculo de desvio padrão de uma série de medidas

Pegamos uma bureta e lavamos com água destilada. Em seguida, completamos com água até que estivesse zerada, sempre verificando a presença de bolhas. Precisamos esvaziar parte da bureta duas vezes para eliminar as bolhas. Elas devem ser retiradas para não interferirem no resultado do experimento.

Logo depois, selecionamos um tubo de ensaio limpo e seco para fazermos a leitura de seu volume com a bureta. Repetimos esse processo três vezes, e tiramos 3 medidas de volume do mesmo tubo de ensaio. Entre as medições, lavamos o tubo e passamos um pouco de álcool para que secasse mais rápido. Como não podíamos esperar que ele secasse completamente, o fizemos com toalhas de papel.

Em seguida fizemos o cálculo do desvio padrão utilizando as três medidas encontradas.

4) Determinação da densidade de um líquido

Nesta última experiência pegamos 2 béqueres de 50mL e, após verificar se estavam limpos e secos, os numeramos e medimos suas respectivas massas. Em seguida, pegamos um líquido X e despejamos uma quantidade aproximada de 30mL em um terceiro béquer auxiliar. A partir daí começamos a realizar a experiência para descobrir a densidade do líquido, e a partir desse valor determinarmos qual líquido era aquele.

Adicionamos 10mL do líquido X ao béquer 1 com a ajuda de uma pipeta graduada e uma pêra. Antes de fazermos a medição, lavamos a pipeta e fizemos ambientação com o líquido X. Com as vidrarias prontas para uso, retiramos 10mL do béquer auxiliar e colocamos no béquer 1. O próximo passo foi pesar o conjunto: líquido X + béquer 1.

Fizemos o mesmo procedimento com o béquer 2. Porém, ao invés de medirmos o volume de 10mL com a pipeta graduada, medimos diretamente no recipiente, utilizando a marcação do béquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com