TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Associação De Resistores

Monografias: Relatório Associação De Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo

A atividade realizada em laboratório tem o como objetivo demonstrar de forma prática o comportamento das grandezas elétricas em diferentes associações de resistores.

Introdução

Antes de realizar os testes, é necessário que se tenha um conhecimento básico sobre os equipamentos utilizados. É necessário também noções básicas sobre a Lei de Ohm e também Leis de Kirchoff

Fontes de Tensão

Fonte de tensão é a alimentação do circuito. Através dela é gerada a diferença de potencial necessária para a circulação da corrente e consequente funcionamento do circuito.

Existem dois tipos básicos de Fontes de tensão, a que fornece corrente alternada e a que fornece corrente contínua. Para o experimento foi utilizada uma Fonte C.C (Corrente Contínua).

Fonte: www.fbaeletro.com.br

Multímetro

O Multímetro é um aparelho que pode ser digital ou analógico, que é destinado a medir grandezas elétricas. Este aparelho vem acompanhado de dois cabos de teste, um vermelho e um preto. O preto é o comum e deve ser ligado ao seu pino correspondente. O vermelho será conectado de acordo com a grandeza a ser medida (Tensão ou Corrente )

Um detalhe importante que deve-se ter conhecimento, são as formas de medições.

A medição de corrente, deve ser feita em série com o circuito. O circuito terá que ser aberto e os terminais do multímetro inserido em série no circuito.

A medição de tensão é feito em paralelo com a carga.

Caso as medições feitas não sigam as regras acima, poderá danificar o aparelho provocando sua queima, ou até mesmo explosão dependendo da amplitude da grandeza medida.

Protoboard

Também chamado de placa de ensaio ou matriz de contatos. O protoboard é basicamente uma placa com furos e conexões condutoras para a montagem de circuitos elétricos e eletrônicos experimentais. A vantagem do protoboard é a praticidade na montagem do circuito, de modo a verificar seu funcionamento antes de montá-lo em uma PCI (Placa de Circuito Eletrônico).

Leis de Ohm e Leis de Kirchoff

A lei primeira de Ohm

A lei primeira de Ohm afirma e comprova que num condutor em temperatura constante, a proporção entre corrente elétrica e tensão serão constantes.

O resultado dessa proporção é denominada resistência.

A fórmula é dada por:

Desse modo, percebemos claramente que a corrente é diretamente proporcional a tensão e inversamente proporcional a sua resistência.

2. Lei de Kirchoff

O enunciado da primeira lei de Kirchoff diz que a soma das correntes que chegam a um nó é igual o valor de corrente que dele saem. Ou seja, um nó não acumula carga.

Resistores

O Resistor é um componente ou material que tem a característica de fornecer a um circuito elétrico uma resistência, oferece uma queda de tensão e uma perda por efeito joule, ou pode ser utilizado para limitar a corrente elétrica do circuito.

Sendo assim é muito utilizado em eletrônica ou elétrica, a oposição da passagem da corrente elétrica é a resistência ou impedância.

Resistências: convertem a energia elétrica em calor.

Para selecionarmos os resistores, fez se necessário identificarmos os valores do resistor através da tabela de código de cores.

Após identificarmos o valor do resistor na tabela, verificamos a sua resistência real, medida com o multímetro, afim de evitarmos diferenças muito grandes entre o valor medido e o calculado.

Tabela com os valores dos resistores por cores.

Cores

Faixa1º digito

2º Faixa2ºdigito

3º FaixaMultiplicador

FaixaTolerância

Prata

-

-

0,01

10%

Ouro

-

-

0,1

5%

Preto

0

0

1

-

Marrom

01

01

10

1%

Vermelho

02

02

100

2%

Laranja

03

03

1 000

3%

Amarelo

04

04

10 000

4%

Verde

05

05

100 000

-

Azul

06

06

1 000 000

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com