TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Prática

Trabalho Universitário: Relatório De Aula Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  2.064 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

INTRODUÇÃO

Os elementos do grupo 15 variam suas propriedades desde o nitrogênio, passando pelo fósforo, o arsênio e o antimônio e ao final encontra-se o bismuto metálico. Será apresentado dois dos elementos do grupo 16 da tabela periódica, que é o oxigênio e o enxofre. Realizou-se experimentos com todos os elementos citados, obtendo-se resultados observados através de tratamentos especifico para cada elemento químico.

Grupo 15 N, P, As, Sb, e Bi

O grupo 15 da tabela periódica é composto pelos elementos Nitrogênio(N), Fósforo(P), Arsênio (As), Antimônio (Sb) e o Bismuto (Bi), alguns referenciam esse grupo como grupo da família do nitrogênio.

Nitrogênio: É o principal componente de nossa atmosfera, o nitrogênio é necessário para o crescimento de plantas, para que o nitrogênio esteja disponível no organismo, este deve ser primeiro fixado com outros elementos. Uma vez fixado o nitrogênio pode ser convertido em outros compostos usados como remédios, fertilizantes, explosivos e plástico.

Atualmente a síntese de Haber da amônia é o principal caminho industrial para a fixação do nitrogênio, mas exige altas pressões e temperatura.

O gás nitrogênio puro é obtido pela destilação fracionada do ar líquido. O gás é usado também para fornecer uma atmosfera não oxidante nas eletrônicas.

O nitrogênio é altamente eletronegativo, pois é o único elemento do grupo 15 que forma hidretos capazes de formar ligações de hidrogênio. Devido seus átomos serem pequenos , o nitrogênio pode formar ligações múltiplas com outros átomos do Período 2 usando seus orbitais p. O nitrogênio tem grande variedade de números de oxidação.

Fósforo→ Propriedades: no período 3, diferencia-se do nitrogênio em grande parte porque os átomos de fósforo são maiores, sua eletronegatividade é mais baixa, e tem orbitais 3d disponíveis. Seu raio atômico é 50% maior do que o nitrogênio, assim dois átomos de fósforo são muito grandes para se aproximarem o suficiente para que seus orbitais 3d se sobreponham formando ligações múltiplas. O fósforo forma adicionais simples com P4O6, e pode também formar seis ligações.

O fósforo é obtido das apatitas, as quais são uma variedade de minerais de cálcio, Ca(PO4)2.

Arsênio e Antimônio: São metaloides. Eles são conhecidos desde a antiguidade, por serem facilmente reduzidos a partir de seus minérios.

Bismuto: Metálico, com seus átomos grandes e fracamente ligados, possui baixo ponto de fusão, e é usado em ligas que servem como detectores de incêndio em sistemas borrifadores. Assim como o gelo, o bismuto sólido é menos denso do que o líquido. Como resultado, o bismuto não se contrai quando ele se solidifica em moles.

Família 16

Neste relatório apenas apresentará dois dos elementos do grupo 16, os quais foi realizado as práticas, sendo estes o oxigênio e o enxofre. Este grupo é chamado Família do Oxigênio, à medida que se desloca para a direita da tabela periódica os elementos tornam-se mais não-metálicos. A configuração eletrônica de valência dos átomos de todos os elementos no grupo é ns2 np4, precisando apenas 2 elétrons para completar a camada de valência.

Oxigênio: Elemento mais abundante da crosta terrestre, é um gás incolor, insípido, inodoro, formado por moléculas de O2 que se condensa em um líquido azul pálido a -183ºC. Embora o O2 tenha um numero par de elétrons, dois deles não estão emparelhados fazendo-a se comportar como um ímã e é atraída para o campo magnético. Os átomos de oxigênio são produzidos pela decomposição fotoquímica do NO2.

Enxofre: Possui átomos que são 58% maiores em relação do átomo de oxigênio, e tem eletronegatividade e energia de ionização primaria mais baixas.

O enxofre tem uma impressionante habilidade de encadear-se ou para formar cadeias de átomos. O enxofre encontra-se distribuídos em minérios de sulfeto. O enxofre elementar é um sólido, insípido, quase inodoro, insolúvel, não-metalico, é um solido molecular formado por anéis S8. As duas formas cristalinas comuns de enxofre monoclínico e enxofre rômbico. A forma mais estável sob condições normais é o enxofre rômbico, que forma lindos cristais amarelos.

-MATERIAIS E MÉTODOS

Becker de 100 ml;

Fósforo sódico monobásico;

Água deionizada;

Fosfato Trisódico;

Nitrato de prata;

Balança Analítica;

Piceta;

Bastão de vidro;

Erlenmeyer;

Proveta;

Tubos de ensaio;

Proveta de 10 ml;

Solução de bromotil;

Ácido clorídrico;

Hidróxido de sódio;

Água oxigenada à 10 vol( peróxido);

Dióxido de Manganês;

Palito de fósforo;

Bastão de vidro quebrado na ponta;

Tiossulfato de Sódio;

Becker de 40 ml;

Becker de 1000 ml;

Água da torneira;

Enxofre(pó);

Fio de cobre;

Detergente;

Cadinho de porcelana;

Bico de bunsen.

1-Compostos do Fósforo: Em um Becker de 100 ml foi pesado na balança analítica 5 g de fosfato sódico monobásico com o auxilio de uma espátula, diluindo o mesmo com 10 ml de água deionizada, em outro Becker também de 100 ml pesou-se 5g de fosfato trissódico, e diluído para 10 ml de água. Após em cada Becker foi acrescentado 10 ml de nitrato de prata.

2-Estudos dos cloretos de Sn+2, Sb+3 e Bi+3: Utilizou-se três béqueres de 100 ml, os quais em cada um foram pesados na balança analítica :

1ª- 2g de SnCl2;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com