TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Densidade

Casos: Relatório Densidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

DETERMINAÇÃO DE MASSA, VOLUME, DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS E NOÇÕES DE ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Uma propriedade importante de qualquer material é sua densidade, definida pela razão entre a massa de um corpo pelo volume em que ele ocupa numa dada temperatura. Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) ela é expressa em quilograma por metro cúbico Kg/m3. Entretanto, é mais comumente utilizada as unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm ) ou gramas por mililitro (g/mL).É uma propriedade que não depende da extensão do corpo, mas varia com a natureza da substância, sendo função da temperatura (quando aquecidos se dilatam, diminuindo então a densidade).A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, e o seu volume determinado pela multiplicação de sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h). Também pode ser determinada segundo o princípio de Arquimedes (método de flutuação, que foi o utilizado neste experimento), que diz que um corpo imerso em um líquido aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias sólidas, viscosas e pastosas, além de líquidas.

Em experimentos químicos é de suma importância utilizar o volume das soluções de forma exata e precisa, para que se possa proporcionar a máxima exatidão nos dados e resultados obtidos. Por isso, a aferição do mesmo no menisco de vidrarias é essencial para maior confiabilidade das análises finais.

Objetivo principal desta pratica é aprender a manusear balança analítica, pipetas, provetas e demais vidrarias, analisando suas precisões e exatidões, de modo a desenvolver a habilidades dos discentes quanto ao uso de aparelhagens, para evitar problemas futuros como má aferição de pesos, volumes e técnicas de manuseio, que influenciam diretamente nos métodos e reações químicas que serão realizadas no decorrer das aulas práticas.e ainda noções e esclarecimentos sobre algarismos significativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com