TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Digitais

Monografias: Relatório Digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS..............................................................3

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...................................................................4

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS................................................7

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES..........................................................9

5. CONCLUSÃO........................................................................................11

6. REFERÊNCIAS.....................................................................................12

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Existem diversos métodos para a identificação de impressões digitais, os quais tiveram desenvolvimento significativo nos dias atuais.

Com a evolução dos métodos e do reconhecimento de sua importância, são responsáveis para o desenvolvimento de diversos crimes de diferentes grandezas. Podendo der de apenas um roubo, a homicídios planejados. Isto porque através das impressões digitais é possível distinguir quem foi o autor do crime, pois a impressão digital do ser humano é única, assim não havendo possibilidade de erro quando forem comparadas as impressões digitais de um acusado inocente e de um criminoso.

Para a distinção das impressões digitais são usadas diversos produtos, que são capazes de reagirem com diferentes compostos químicos excretados pelos poros corporais, como sais, água e amônia. Onde reagem com estes compostos resultando em impressões digitais reveladas por adsorção, reações fotoquímicas e outros processos como o contato de Ninidrina.

Assim esta prática tem como objetivo analisar qual elemento é mais eficaz para a revelação de impressões digitais, como é usado na química forense.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFIA

Um dos campos aonde a química vem crescendo rápida e fortemente é a química forense, onde são usadas as aplicações dos conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de analises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face sofisticada e complexa dos crimes, sejam assassinatos, roubos e envenenamentos, sejam adulterados de produtos e processos que estejam fora da lei. Trata-se de um ramo singular das ciências químicas, uma vez que sua prática e investigação científica devem conectar duas áreas distintas, a científica (química e biologia) e a humanística (sociologia, psicologia, direito).

Para compreender os processos de distinção de impressões digitais a compreensão da adsorção é fundamental nos processos em que é fuligem de carvão mineral. A adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido)a uma superfície sólida (o adsorvente). O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície – os sólidos porosos como o carvão ativado são ótimos adsorventes. As forças que atraem o adsorvato podem ser químicas ou físicas. A adsorção química, também chamada quimissorção, é específica e é empregada na separação de misturas. Nela as moléculas (ou átomos) unem-se à superfície do adsorvente através da formação de ligações químicas (geralmente covalentes), como a água, e tendem a se acomodarem em sítios que propiciem o maior número de coordenação possível com o substrato. Uma molécula quimicamente adsorvida pode ser decomposta em virtude de forças de valência doa átomos da superfície e é a existência de fragmentos moleculares adsorvidos que responde, em parte, pelo efeito catalítico das superfícies sólidas.

Figura 1: Impressões digitais reveladas com pó de carvão (Fonte: sapo.pr)

O Nitrato de Prata também é usado, baseado nas reações entre nitrato de prata com os íons cloretos presente na impressão digital. A superfície de interesse é imersa em uma cuba contendo solução 5% de nitrato de prata (AgNO3(aq)) durante aproximadamente trinta segundos. O produto desta reação, cloreto de prata, é de considerável insolubilidade em água à temperatura ambiente. A equação genérica que descreve a reação entre o nitrato de prata e os cloretos presentes na digital pode ser vista na equação abaixo:

XCL(aq) + ANO3(aq)→ AgCl(ppt) + XNO3(aq)

Com exceção dos cloretos de prata, mercúrio e chumbo, todos os outros são solúveis em água. É exatamente uma destas exceções, o cloreto de prata, que permite a visualização da IPL. Na equação acima, “XCl(aq)” representa qualquer sal de cloro – executando os já mencionados -, como o cloreto de sódio dissolvido [NaCl(aq)].

Deve-se deixar a superfície contendo a IPL secar em uma câmara escura. Após isto, ela é exposta à luz solar o tempo necessário para que o íon prata seja reduzido à prata metálica, revelando a IPL sob um fundo negro. A impressão digital revelada deve ser fotografada rapidamente antes que toda a superfície escureça. Contudo, a impressão pode ser preservada quando guardada em um local escuro ou quando tratada com solução de tiossulfato de sódio a 10%, semelhante com o que ocorre no processo fotográfico.

Outra forma de obter as impressões digitais é a utilização da Ninidrina. Esta foi descoberta em 1913, por Ruhemann. Ele constatou que os alfas aminoácidos, os polipeptídios e as proteínas formavam produtos coloridos ao reagirem com ela. Ao longo dos anos, a ninidrina tornou-se um reagente comum em testes clínicos e, com a introdução das técnicas cromatográficas nos anos 40, passou a ser usada rotineiramente para localizar aminoácidos nos cromatogramas. Contudo, somente nos anos 50 que seu potencial forense foi descoberto. A Ninidrina tem uma afinidade muito grande com estruturas de grupos de compostos orgânicos que possuem função mista como os aminoácidos. Existem técnicas em que, a ninidrina, é adicionada para provocar a “quebra” de proteínas em aminoácidos, a fim de aumentar a quantidade de reagentes e assim, tornar a revelação da IPL mais viva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com