TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental

Artigo: Relatório Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO PARCIAL DE EXPERIMENTAÇÃO

Psicologia Experimental II – Análise Experimental do Comportamento

Alunas: Mona Liza Cruz e Aline Moreno Mendes Turno: Matutino

Sujeito Experimental nº: 07 Data do Experimento: 15/10/2013

Horário: 7:00

Prática: Nível Operante e Treino ao Bebedouro Relatório nº: 01

1 OBJETIVOS

1.1 Nível Operante

Tem como objetivo a observação detalhada de um comportamento do sujeito experimental, com variados tipos, tendo como finalidade principal fazer com que o sujeito em experimento pressione a barra, para a obtenção de água. No nível operante permite a avaliação de vários comportamentos na qual o mesmo vai se comportar no intervalo de minuto por minuto, com isso obteremos dados da frequência da resposta antes e depois da introdução do reforço.

1.2 Treino ao Bebedouro

A atividade tem o objetivo de associar o som do bebedouro com apresentação da água, dessa forma e adquirido um comportamento se ouvir o som a obtenção de água , assim faz com que o sujeito obtém características de estímulos reforçadores, possibilitando a que o sujeito apresente variadas respostas emocionais como por exemplo : susto, paralisa dentre outro, ate chegar ao objetivo.

2 MÉTODO

2.1 Sujeito Experimental

Um sujeito experimental do sexo feminino, espécie Rattus Novérgicos, raça Wistar, com a data de nascimento: 16/07/13, alojado no biotério de Faculdade Guanambi, mantido sob temperatura de 25º a 26º C. A home cage é uma caixa branca de polipropileno, com medidas de 30 X 19 X 13 cm, com serragem de pinos Maravalha, ração marca Presence, com disponibilidade contínua de água e comida, exceto nos períodos de privação de água. A água, ração e serragem são esterilizados e trocados uma vez por semana. Após ter sido retirado do biotério, o sujeito experimental foi levado para o Laboratório Experimental de Psicologia e colocado na caixa de Skinner. O sujeito experimental usado nos dois procedimentos foi o mesmo e no mesmo dia, após a conclusão dos experimentos o mesmo foi levado de volta ao biotério da Faculdade Guanambi.

2.2 Procedimentos

2.2.1 Nível Operante

Nesse procedimento, antes de inserir o sujeito na caixa experimental, assim como sugere o manual de laboratório de GOMIDE e WEBER (2003), fez-se a verificação dos aparelhos a serem utilizados, e em seguida o sujeito foi inserido dentro da caixa experimental, nesse primeiro instante, nenhuma resposta a pressão a barra deve ser reforçada com água e a chave permaneceu na posição manual, em seguida foi anotado com o x a cada minuto e o seu comportamento de exploração dentro da caixa. A proposta, como sugerem os autores, é que se observe a resposta de pressão à barra (RPB), considerando apenas quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com