TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Método De Mohr

Trabalho Escolar: Relatório Método De Mohr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 11

EXPERIMENTO 5:

MÉTODO DE MOHR: DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM SORO FISIOLÓGICO

ITAJUBÁ

23 DE MAIO DE 2014

MARCILA CRISTINA ANACLETO - 27158

MAYARA RUBIO DA SILVA - 28460

EXPERIMENTO 5:

MÉTODO DE MOHR: DETERMINAÇÃO DE CLLORETO EM SORO FISIOLÓGICO

Relatório da aula prática, submetido ao professor Flávio Soares, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Analítica Quantitativa do curso de graduação em Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá.

ITAJUBÁ

23 DE MAIO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVOS 4

3. PARTE INSTRUMENTAL 4

4. PROCEDIMENTO 4

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5

6. CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

___________________________________________________________________

A volumetria é uma análise quantitativa capaz de determinar a quantidade de um constituinte de interesse em uma amostra, a partir da reação dessa espécie química com outra substância em solução, chamada solução padrão, cuja concentração deve ser exatamente conhecida. Tendo conhecimento da quantidade de solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química que ocorre com as duas espécies, tem-se condições para calcular a concentração do analito.

O processo pelo qual a solução padrão é introduzida na solução reagente é conhecida por titulação podendo ser gravimétrica ou volumétrica, e o equipamento que permite o processo é a bureta. Na titulação volumétrica mede-se o volume da solução padrão consumida para total reação com o analito e na gravimétrica faz-se medição da massa. [1]

A volumetria pode ser de precipitação, a qual ocorre precipitação dos reagentes envolvidos, a neutralização envolvendo reação entre espécies ácidas e básicas e oxi-redução envolvendo titulação por redox.

A volumetria por precipitação envolve a titulação com formação de compostos de baixa solubilidade no ponto de equivalência do processo. Isso ocorre quando a solução padrão reage com o analito em quantidades equivalentes, de forma que o indicador adicionado juntamente a solução do analito produz uma alteração física no momento em que essa reação se faz completa, ou seja, no ponto final.

Um dos métodos mais comuns para aplicação da volumetria por precipitação é a argentimetria, o qual utiliza AgNO3 (nitrato de prata) como reagente titulante para determinação de compostos que reagem com a prata a fim de formar precipitados, como haletos, cianeto, tiocianato e outros.

O método de Mohr é um exemplo, no qual consiste em utilizar Na2CrO4 (cromato de sódio)ou K2CrO4 (cromato de potássio) como indicador nas determinações argentimétricas de íons cloreto, brometo e cianeto, por meio de reações desses com íons prata , em que no ponto final quando a precipitação de cloreto for completa o primeiro excesso de íons prata adicionado reagirá com o indicador formando precipitado de Ag2CrO4 (cromato de prata) manifestando-se na coloração vermelho-tijolo.

2. OBJETIVO

Compreender o método do processo de titulação por precipitação e sua aplicação, e a partir disso calcular as concentrações para quantificar o analito utilizado.

3. PARTE INSTRUMENTAL

3.1 Determinação de íons Cloreto em soro fisiológico

3.1.1 Materiais e reagentes:

- Soro fisiológico, Marca: Arboreto Validade:06/15 Lote:13051412;

- Erlenmeyer;

- Bureta 50,00 ml;

- Suporte universal;

- Pisseta;

- Água destilada;

- K2CrO4 (cromato de potássio) 5%;

- Solução de AgNO3 padronizada.

- Pipetador;

- Pipeta Volumétrica 10,00 ml e 5,00 ml;

- Proveta 50,00 ml;

-Conta gotas.

4. PROCEDIMENTO

4.1 Determinação de íons Cloreto em soro fisiológico

-Utilizou-se 15 ml de solução de soro fisiológico marca Arboreto, o qual foi transferido à um erlenmeyer com o auxílio de uma pipeta de 10,00 ml e outra de 5,00 ml. Adicionando em seguida 30 ml de água destilada com uma proveta de 50,00 ml e aproximadamente 1ml de indicador cromato de potássio 5%.

- Transferiu-se as massas então cada um apara um erlenmeyer diluindo com aproximada mente 25,00 ml de água destilada até a completa dissolução do sal e em seguida adicionou-se 4 gotas de solução de fenolftaleína (indicador) em cada erlenmeyer.

-Utilizou-se uma bureta de 50,00 ml, a qual foi lavada com a solução de AgNO3 utilizada na titulação. Preencheu a bureta com a solução de nitrato de prata auxiliado com uma proveta até o volume zero atentando-se para não surgir bolhas.

- Alinhou-se a bureta no suporte universal iniciando-se a adição da solução de AgNO3 ao erlenmeyer contendo a solução do analito mais indicador K2CrO4 sempre sob efeito de agitação.

- Escoou-se volume de nitrato de prata da bureta até 24,20 ml e na segunda vez obteve-se o mesmo volume de 24,20 ml. Os dois volumes escoado foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com