TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ponte De Macarrão

Monografias: Relatório Ponte De Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O trabalho consiste em montar uma ponte usando macarrão e colas tipo epóxi, para a fixação dos macarrões. A ponte tem como objetivo suportar a máxima carga possível (12kg) no ensaio que será realizado em laboratório. A ponte é do tipo treliçada, e por isso deve ser submetida apenas a tração e compressão.

Por o macarrão não possuir praticamente nenhuma resistência à flexão, o projeto da ponte foi feito para que as barras da ponte sejam submetidas apenas a tração e compressão. A massa máxima que a ponte pode ter é de 750g e por esse motivo não foi utilizado muito macarrão para sua construção já que as colas utilizadas tem uma massa elevada.

Trocar desenho e apagar texto em vermelho

Desenvolvimento

A construção da ponte teve como base a teoria de treliças apresentadas pelo professor durante as aulas. Uma treliça é basicamente exposta a tração e compressão, e tendo isso como base o projeto pensado para a realização da ponte tinha esse objetivo. Além do mais, está sendo submetida a compressão e tração por que o macarrão não suporta quase nada em se tratando de flexão.

Para a construção da ponte foi utilizado apenas macarrão e colas. As colas utilizadas foram de resina e também colas de epóxi para fazer os nós da ponte. O macarrão que foi utilizado foi previamente separado porque muitos estavam defeituosos ou então com as pontas tortas sendo inviável sua utilização.

Os macarrões das bases inferior e superior foram mantido com um comprimento de 25cm, os das pontas que formavam a hipotenusa de um triangulo foram cortados com um tamanho de 19cm, os do interior da ponte (nós) foram cortados de tal modo que unissem a base inferior a superior.

Após sua separação os macarrões foram divididos em grupos de 21, que ao todo eram 32 rolinhos de 21, e outro grupo de 10 para as treliças. Ambos foram presos com linha para ficar em formato redondo, com as barras devidamente amarradas comoçou então o processo de colagem com araldite, para ficarem mais juntas e com uma película de cola que daria mais resistência as barras, após sua secagem (aproximadamente 15min) foi aplicado cola quente para unir as barras e começar a dar forma a estrutura.

Figura 1 – Preparação dos macarrões e processo de colagem

Logo após a estrutura estar formada era necessário colar uma a outra para serem feitos os nós, para essa etapa foi utilizado cola epóxi, foi necessário cautela pois o macarrão pode se quebrar facilmente conforme a utilização de força inadequada.

Foram criadas inicialmente duas partes principais, e logo após a secagem delas foram unidas. Nas duas partes (ambas iguais) constavam sete triângulos em seu interior, que foram colados formando os nós.

Para a junção de todas as partes começamos com a parte de baixo juntando as duas partes onde tem os apoios. Logo após isso, foram colocados os dois triângulos nessa parte. Após a secagem desses elementos foi adicionada a barra que liga as duas partes. Além disso, foi adicionada uma barra de alumínio no meio da ponte para que possam ser adicionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com