TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais

Trabalho Escolar: Relações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A proposta da Gurgel de criar o primeiro carro brasileiro de 1000 cilindradas não vingou porque a empresa não evidenciou capacidade para conter a inevitável reação dos concorrentes de mercado que, certamente, copiariam, com facilidade, sua iniciativa. Isto deixa claro que as oportunidades, para se tornarem um negócio viável, devem ser analisadas sob vários aspectos.

Entre estes aspectos, o fator que influenciou a questão da Gurgel foi a falta de consideração:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Resposta Correta: a.

Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Embora se possa dizer que a análise econômica foi falha, o texto deixa claro que a falta de consideração da reação dos concorrentes inviabilizou o projeto, isto é, a consideração dos competidores. De fato, na época o BNDES não concedeu o empréstimo ao projeto por perceber que o mesmo não demonstrava embutir ações capazes de inibir a reação das montadoras multinacionais, o que se mostrou acertado, posteriormente.

• Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

O grupo de mídia Naspers divulgou em 29 de setembro de 2009 a aquisição de 91% do BuscaPé, portal de comparação de preços. A transação envolveu pouco mais de US$ 340 milhões. A compra do site brasileiro era parte da estratégia do grupo sul-africano em investimentos em mercados emergentes, principalmente entre os países latino-americanos. Na visão do grupo, “O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais”, disse o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand, em entrevista à Reuters.

Por outro lado, Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, engenheiro, com 32 anos na ocasião, comentou em entrevista na TV que o serviço ficou 5 anos no vermelho, até começar a gerar receitas que atraíram o interesse de muitos investidores, culminando com a ação do grupo Naspers.

Deste episódio, se pode concluir objetivamente a verdade sobre um dos princípios do empreendedorismo:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

O empreendedor deve ter em vista, desde o início, a meta de valorizar seu negócio, com vistas à possibilidade de venda do mesmo.

Resposta Correta: d.

É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerer muito tempo e trabalho.

O caso demonstra efetivamente uma iniciativa empreendedora e, embora tenha culminado com a venda do controle do negócio a terceiros, não existe indício objetivo no texto de que esta seria a meta inicial de Romero Rodrigues. Tão pouco ele desistiu, ao ver o negócio não gerar resultados atraentes nos 5 primeiros anos de atividade. Quanto ao mercado de comércio eletrônico, todas as indicações, mesmo anteriores à iniciativa do Buscapé, apontavam que seria altamente promissor e rentável. Sobra, naturalmente, a alternativa que diz respeito ao trabalho concentrado e dispêndio de tempo para ver o negócio florescer.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, pode-se dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990.

Com base nisso, é correto afirmar que a promoção de programas que incentivam cidadãos a empreenderem ganhou maior destaque com a política:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

De globalização.

Resposta Correta: d.

De globalização.

Feedback da resposta: Com a política de globalização, governos do mundo inteiro passaram a dar uma atenção especial à prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com