TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia

Artigos Científicos: Resistencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

Resistência Elétrica

Faculdade Área1, Engenharia Ambiental e Sanitária, 5°Semestre, Turma 04 5ELEI-MT4

Jéssica Souza Coutinho

Entregue ao professor Targino Amorim Neto da disciplina Eletricidade e Magnetismo

Resumo: O experimento ''Resistêcia Elétrica'' teve como base a comparação entre a curva característica de um resistor comercial com a curva característica de uma lâmpada.

Palavras-chave: Resistência Elétrica, Resistor, Circuitos, Multímetro.

I. INTRODUÇÃO

O experimento pertinente à Resistência Elétrica tem por objetivo estudar aspectos básicos da resistência elétrica dos materiais, que é a dificuldade ou oposição que um certo condutor oferece à passagem de corrente elétrica. Os resistores contidos em circuitos tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule.

A diferença de potencial (ddp) entre dois pontos de um material condutor gera um campo elétrico que exerce uma força elétrica nos elétrons livres, provocando um fluxo ordenado de cargas, a qual é chamada de corrente elétrica. Na maior parte dos condutores a tensão e a corrente elétrica são diretamente proporcionais, quando essa proporcionalidade é mantida de forma linear, chamamos o condutorde ôhmico.

Segundo HALLIDAY, D., RESNICK, R. & WALKER, J. (2009), “a lei de Ohm é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo (condutor, resistor ou outro dispositivo elétrico) é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo”.Estes teóricos afirmam que “um material obedece à lei de Ohm se sua resistividade for independente do módulo e da direção do campo elétrico”.

II. EXPERIMENTO

Os materiais utilizados foram: 3 resistores, mini-lâmpada c/ bocal, prot-o-board, 2 multìmetros digitais, 3 cabos banana-banana, 2 cabos banana-jacaré, fonte de tensão, paquímetro, resistor para a determinação da curva característica.

Na fase inicial foram montados os circuitos, em seguida, após o amperímetro e o voltímetro estar corretamente situado, a fonte de tensão foi ligada e colocada em 0,5V. Anotaram-se a ddp e o ampere que estava na fonte e multímetro, foi repetido esse procedimento acrescentando 0,5V até 3,5V. Com o resistor de 10,1 ohms foi utilizado o mesmo procedimento.

III. RESULTADOS

Fig. 1. Relação do ddp em função do ampere com resistor (fonte).

Fig. 2. Relação do ddp em função do ampere com resistor (multímetro).

Fig. 3. Relação do ddp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com