TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Ava Anhanguera

Trabalho Escolar: Respostas Ava Anhanguera. Pesquise 819.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 5

1- Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes planetários sadios, e este é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Esta afirmação refere-se a uma preocupação:

R; Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver, e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

2- Os ecossistemas são sistemas complexos formados basicamente por organismos vivos (bióticos) e não vivos (abióticos). Estes dois grupos estão totalmente inter-relacionados. Esta definição de ecossistemas permite afirmar que:

R; O ecossistema representa qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover a troca de matéria e de energia.

3- Considerando as informações apresentadas sobre serviços ambientais, leia atentamente as afirmações a seguir:

R;A primeira afirmação é verdadeira e contradiz a segunda.

4-Nas cadeias alimentares, há sempre transferência de matéria e energia. Nos ecossistemas (aquáticos ou terrestres), essas cadeias terminam sempre com as atividades dos:

R; Decompositores.

5-Em uma cadeia alimentar, alguns organismos são produtores e outros são consumidores ou decompositores. Então, pode-se admitir que:

R; os produtores não se alimentam de outro ser vivo.

6- Os serviços ambientais estão divididos em quatro categorias: Serviços de abastecimento; Serviços de regulação; Serviços de apoio; e Serviços culturais.Em relação aos serviços culturais, podemos afirmar que:

R:Esses serviços estão relacionados aos benefícios materiais obtidos a partir do contato com os ecossistemas.

###### 02 ######

1-As campanhas que visam estimular práticas que possam reduzir os impactos das mudanças climáticas devem apoiar ações para

R; Reduzir o desmatamento

2- Leia a notícia a seguir:

O vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe afirmou em uma reunião da Cúpula Mundial de Legisladores que: “[...] apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.

(Fonte: <http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2012/06/20/world-legislators-commit-to-pursue-the-goals-of-rio20>.Adaptado.Acesso em: 15 maio 2014).

Este discurso está relacionado ao fato de que:

R; Os acordos feitos em âmbito internacional necessitam ser negociados e implementados também em âmbito nacional

3- A ocorrência de impactos e problemas ambientais está relacionada a diversos fatores. Entre eles, destacam-se:

A expansão industrial e os avanços tecnológicos sem a devida preocupação com os recursos naturais.O consumo realizado de forma consciente.

O modelo de desenvolvimento sustentável.

As alterações e interferências que os seres humanos têm gerado sobre o meio ambiente.

Considerando as afirmações, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

R; V – F – F – V.

4- O estilo de vida urbano gera uma elevada taxa de emissão de gases de efeito estufa porque:

R; Há uma grande demanda por transportes e outras atividades produtivas que consomem elevado volume de combustíveis fósseis

5- Sobre o efeito estufa, afirma-se:

O efeito estufa é um fenômeno natural.

O efeito estufa é um fenômeno por meio do qual alguns gases atmosféricos deixam passar a luz solar e aprisionam calor.

O efeito estufa é prejudicial, pois gera o aquecimento global.

R; I e II estão corretas, e III está incorreta.

6- O Protocolo de Quioto estabelece metas para:

R; Reduzir a emissão de gases de efeito estufa

###### 03 #####

1- A ampla devastação ambiental, decorrente do processo mundial de desenvolvimento industrial, é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: o desenvolvimento sustentável. O sentido dessa expressão tem por finalidade

R; Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente

2- O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza que este visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:

R; Muitos recursos naturais são finitos, e danos ambientais causados pelo ser humano podem ser irreversíveis

3- A noção de desenvolvimento sustentável deve ser discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito, considera-se que:

( ) I. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

( ) II. Os países em desenvolvimento são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o meio ambiente do que os países industrializados.

( ) III. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

( ) IV. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que vise à preservação ambiental e que também inclua a equidade social, destacando a importância da participação individual neste processo.

( ) V. Está relacionado à transformação de valores, hábitos e atitudes da sociedade, por meio do reposicionamento quanto ao consumo e outras questões importantes.

R; F – F – F – V – V

3- O conceito de desenvolvimento sustentável deve fundamentar as políticas públicas, de modo que os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com