TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capital Portador de Juros: Sócio Privilegiado do Fundo Público no Brasil

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

 Em “Capital Portador de Juros: Sócio Privilegiado do Fundo Público no Brasil”, o autor Evilásio, propõe reflexões acerca do o capital portador de juros, no qual o autor vai ressaltar que esse capital é como um parceiro privilegiado do fundo público brasileiro.  O autor vai fundamentar que com o desenvolvimento do capitalismo, surgem transformações na sociedade e as instituições especializadas acompanham esse novo ciclo. Dessa forma os investidores institucionais, como dos fundos de pensão, das sociedades de seguro e dos bancos conseguem acumular um capital através do dinheiro que não foi reinvestido nas empresas ou das rendas poupadas das famílias, e assim consegue uma concentração financeira de grande escala.

Dessa forma, ele vai descrever o direcionamento assumido pela política fiscal monetária no brasil, voltada nas últimas décadas para a acumulação financeira, como por exemplo a adesão ao processo de globalização, a liberalização comercial e financeira após o plano Real de 1994, nesse âmbito gera o comprometimento das despesas públicas, em destaque aquelas relacionadas ao gasto na área social.

Com essa base, Evilásio mostra uma sequência de informações acerca do movimento da evasão de divisão desse fundo da seguridade social, uma dívida que gerou alguns mitos a respeito. Então essa dívida vai tonificar diretamente no orçamento fiscal, isso acarreta nos investimentos, no qual ficam sem proteção, investimentos esses que deveriam fomentar as ações inerentes as três políticas que integram o sistema de seguridade social no pais, que são a saúde, assistência e a previdência social.

Nesse âmbito, ressalta que diante dessa pesquisa acerca do financiamento e destino dos recursos da seguridade, mostra que mesmo após 20 anos de vigência da Constituição de 1988, o país não atingiu uma construção eficaz de um fundo público único, no qual seria composto pelas três políticas. Situação essa que afeta a idealização da universalização dos direitos designados pela Carta Magna, assim como as metas de diminuição das desigualdades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com