TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o texto: Prescrição e consumo de metilfenidato no Brasil: Identificando riscos para o monitoramento e controle sanitário

Por:   •  1/12/2015  •  Artigo  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre o texto: Prescrição e consumo de metilfenidato no Brasil: Identificando riscos para o monitoramento e controle sanitário

A gestão de riscos relacionados aos medicamentos é realizada em três etapas: determinação do risco, controle/gerenciamento do risco e comunicação do risco. Os dados obtidos nessas etapas, permitem o monitoramento de riscos sanitários, planejamento e avaliação do progresso em saúde de uma comunidade.

O metilfenidato é um medicamento psicoestimulante utilizado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o qual é considerado a medicação de primeira escolha para este problema de saúde. Esse medicamento, sujeito a prescrição médica, promove um aumento da atenção e do controle de impulsos de crianças que apresentam TDAH.

O TDAH é um dos transtornos neurológicos comportamentais mais incidente na infância que afeta 8 a 12% das crianças no mundo, sendo o motivo mais frequente de consulta nos serviços de saúde mental envolvendo esses pacientes. O diagnóstico do TDAH é complexo pela ocorrência de comorbidades e deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar.

O Boletim de Farmacoepidemiologia do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados ) utilizado nesse texto, apresenta uma caracterização descritiva da prescrição e do consumo de metilfenidato no Brasil, nos anos de 2009 a 2011, a partir de dados registrados no (SNGPC). A escolha do tema serve para contribuir com uma reflexão sobre o uso saudável de medicamentos no país, apontar possíveis distorções na utilização de metilfenidato e dar transparência aos dados do SNGPC gerenciados pela Anvisa.

Os estudos de utilização de medicamentos (EUM) objetivam, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estudar a comercialização, distribuição, prescrição e uso de medicamentos na sociedade com ênfase especial nas consequências médicas, sociais e econômicas. Essa definição reconhece a influência de fatores socioantropológicos, comportamentais e econômicos na utilização de medicamentos, os quais são aspectos importantes que devem ser considerados no processo de gestão de riscos em vigilância sanitária.

A análise apresentada neste boletim caracteriza-se como um estudo de consumo de medicamentos e de fatores que condicionam a sua utilização, cujo produto avaliado foi o metilfenidato no período de 2009 a 2011.

De acordo com os dados obtidos, observou-se um aumento real no percentual de consumo de metilfenidato no Brasil, o maior consumo no triênio foi observado no Distrito Federal, e a maior redução do consumo foi no Acre.

Todas as capitais brasileiras tiveram uma estimativa de aumento percentual real no consumo de metilfenidato de 2009 para 2011, à exceção de Rio Branco, Palmas, Maceió e Vitória, que apresentaram redução. As três capitais com maiores estimativas de aumento percentual real no consumo do medicamento foram Salvador, São Paulo e Campo Grande, enquanto que Porto Alegre, Rio de Janeiro e Cuiabá registraram os menores valores.

No triênio estudado, entre as especialidades médicas informadas, houve um predomínio da prescrição de metilfenidato pelas que se dedicam à assistência à criança e ao adolescente e das que tratam de distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com