TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Coletiva

Resenha: Saude Coletiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Nome da Unidade de ESF: Unidade de Saúde da Família I - Jardim Aeroporto

Médico Generalista: cuida dos pacientes da sua área e atende o de outras.

Enfermeiro: é capacitado para realizar consultas de enfermagem, faz assistência integral as famílias, supervisiona e coordena a equipe da ESF.

Auxiliares de enfermagem 3: Realiza procedimentos padrões e de rotinas e participa das atividades realizadas com as famílias.

Agentes comunitários de saúde 12: Os ACS desenvolvem promoção da saúde e prevenção de doença nas regiões estabelecidas, faz acompanhamento das famílias das quais é responsável, realiza campanhas e ajuda no controle de doenças epidemiológicas. Cada agente comunitário está responsável em média por 415 pessoas.

Dentistas 1 e Auxiliar de consultório dentário 1: Atende a população de acordo com o horário agendado. Faz tratamento dentário e campanha para prevenção de caries e higiene bucal.

Em média o numero de pessoas atendidas pela ESF varia entre 5mil pessoas. Cada agente comunitário está responsável em média por 105 famílias. A área de abrangência está mapeada e exposta, envolvendo toda a região mais carente da cidade.Campanhas de prevenção são realizadas de forma semestral a fim de controlar e conscientizar as famílias da situação que envolve toda a região.A Educação permanente é realizada de acordo com a necessidade da equipe, através de palestras e reuniões elaboradas pelo enfermeiro responsável.As regiões de abrangência da USF são consideradas as mais carentes da cidade, na qual é necessário um cuidado maior com a promoção da saúde, prevenção de doenças e campanhas contra uso de drogas ilícitas.

Conclusão: De modo geral a USF do Jardim Aeroporto tende a realizar todas as atividades que são necessárias e obrigatórias dentro das diretrizes da ESF. Existem campanhas para prevenção de doenças epidemiologias, existem campanhas para evitar o uso de drogas ilícitas, acompanhamento dos ACS nas residências entre outras tarefas, mas, porem não houve uma abertura por parte dos entrevistados para adentrar a fundo sobre o real funcionamento da USF. Circunstancia dada talvez por não haver tempo suficiente disponível por parte do Enfermeiro ou por não se sentir a vontade a dar determinadas informações que de certa forma vão contra o que deveria ser realizado dentro de USF.

Saúde Coletiva

Unidade Saúde da Família I – Jardim Aeroporto

Profª: Dulce Franco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com