TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semicondutores

Ensaios: Semicondutores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

Semicondutores

• Silício

• Germânio

• Estanho

• Carbono

• Chumbo

Sumário

Silício..................................................................................................................3

Germânio............................................................................................................4

Estanho...............................................................................................................5

Carbono..............................................................................................................6

Chumbo..............................................................................................................7

Conclusão...........................................................................................................8

Bibliografia.........................................................................................................9

Silício

Silício é um elemento químico pertencente ao grupo do carbono, de símbolo Si, isolado pelo sueco Jöns Jacob Berzelius, em 1824, não é normalmente encontrado em estado puro na natureza. Em combinação com outros elementos, constitui 27,7% da crosta terrestre, e é o elemento mais abundante depois do oxigênio. Vários compostos de silício estão presentes também na água, na atmosfera, em muitas plantas e nos ossos, tecidos e fluidos internos de alguns animais.

Na forma de substância simples, o silício é um semicondutor e, na Tabela Periódica, encontra-se no mesmo grupo do carbono.

Em estado livre, o silício é um sólido cinza-escuro, duro, de brilho metálico e estrutura cristalina semelhante a do diamante. Suas propriedades químicas se assemelham às do carbono: relativamente inerte à temperatura ambiente, experimenta, com o aquecimento, um notável aumento de sua reatividade com os halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) e com certos metais. Conhecem-se três isótopos do elemento encontrado na natureza, o silício 28, que constitui 92,2% do elemento encontrado na natureza, o silício 29 (4,7%) e o silício 30 (3,1%). Existe ainda quatro isótopos radioativos do elemento.

De modo geral, o silício não é atacado pelos ácidos comuns. Uma mistura de ácido nítrico com ácido fluorídrico consegue dissolvê-lo. Como não se combina diretamente como o oxigênio, não entra em combustão na atmosfera. Em presença de flúor, no entanto, o silício inflama-se e produz óxido.

O silício tem poucas aplicações: em metalurgia como agente redutor e como liga metálica no aço, latão e bronze; altamente purificado, é usado em dispositivos fotoelétricos, transistores, chips e outros componente eletrônicos. Os compostos mais importantes são o dióxido de silício (SiO2, sílica) e os vários silicatos. Na forma de areia e argila, a sílica é usada para fabricar concreto e tijolos .

Germânio

O elemento Germânio foi identificado pelo um químico alemão em 1886. É um semimetal que pertence à família do carbono, do silício, estanho e chumbo.

Apesar de sua concentração na crosta terrestre ser maior que a do mercúrio, prata, ouro, cádmio, bismuto e antimônio, ele é muito raro, pois dificilmente é encontrado isolado, estando sempre associado aos metais sulfurosos, ao zinco, ao cobre, etc. na indústria eletrônica é utilizado para a fabricação de diodos e transistores.

Ele é um excelente conversor de energia térmica em energia elétrica.

É um dos mais importantes elementos semicondutores e, portanto, amplamente empregado na produção de transistores e outros componentes de estado sólido na indústria eletrônica.

Vem encontrando aplicações como, liga com fósforo para lâmpadas fluorescentes.

Germânio e seu óxido são transparentes aos raios infravermelhos e são usados em detectores de infravermelho de alta sensibilidade.

O óxido de germânio tem alto índice de refração e é empregado como componente em lentes especiais, como objetivas de microscópios.

Figura 2: Germânio

Estanho

O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, número atômico 50 (50 prótons e 50 elétrons) e com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com