TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sheila Lima

Trabalho Universitário: Sheila Lima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Contabeis

Título: “ATPS ETAPA1 – Uma reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação- Conceitos de Negociação”.

Negociar é a arte de planejar, de pesquisar (informação) e de comunicação na visão dos integrantes do grupo. É um processo extremamente, importante e essencial para a humanidade. Através da negociação ética é possível encontrar uma solução onde todos que estão envolvidos no processo fiquem satisfeitos com o resultado.

Existem diversas definições para negociação, porém os que se destacaram durante as discussões dos integrantes do grupo foram as do Jose Carlos Martins que foi sugerida e abordada em sala pelo professor, Matinelli, Rui Bernardes de Andrade e Thompson presentes no PLT. Todos tem o objetivo de satisfação de todas as partes na negociação, a partir da visão sistêmica do processo.

No livro “Negociação Baseada em Estratégias” o autor Jose Carlos Martins relata uma serie de formas para negociar como a cooperação, a competitividade, a indiferença, o relacionamento e a traiçoeira. Mostra como o relacionamento e aspectos financeiros interferem nas negociações, também exemplifica todas essas formas de negociar facilitando o entendimento e compreensão do leitor. O autor define negociação como um processo que implica em fazer acordo, em solucionar e resolver conflitos é uma oportunidade de satisfazer de forma conjunta às necessidades dos membros envolvidos, dessa maneira resultando em relações futura.

Para Martinelli negociar é um processo que ainda esta em continua formação e por isso é difícil defini-lo, mas como Jose Carlos ele defende o mesmo objetivo de que as negociações devem resultar no principio da satisfação conjunta.

Segundo Rui Bernardes de Andrade, a negociação é um processo que está presente em todas as áreas da vida de um ser, pois é algo essencial para um convívio social amistoso. Define o perfil de um bom negociador da seguinte forma: firme, amistoso, franco e persuasivo visando sempre os propósitos e interesses para obter melhores resultados possíveis. Devem também lidar com as objeções e os contratempos de forma clara e transparente, pois dessa forma será visto como uma pessoa ética, confiável e possivelmente mantendo e conquistando relacionamentos futuro.

Thompson cita a negociação como uma saída de quando não podemos resolver algo sozinho. Diz também que a negociação é uma maneira de desenvolver relações interpessoais, onde depende da opinião e decisão de todos para que chegue a uma conclusão satisfatória e aceitável por todos os envolvidos. É indispensável que haja um “Plano 2” para estar preparado para situação surpresa, além de defender que aprendemos e ganhamos experiência com eventuais erros.

Baseando na visão do Jose Carlos Martins, do Martinelli, do Rui Bernardes de Andrade e do Thompson é possível chegar à conclusão que não importa qual o meio usar para negociar, mas é de suma importância analisar e ter ética nas negociações que consequentemente todas as partes irão sair satisfeitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com