TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor

Casos: Sistema Reprodutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de falópio), um útero, uma vagina e uma vulva. Está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

• Vagina

É um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém, internamente, de cada lado de sua abertura, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. Sua entrada é protegida por uma membrana circula; o hímen, que é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides. Além de possibilitar a penetração, possibilita a expulsão da mestruação e na hora do parto, a saída do bebê.

• Vulva

Genitália externa delimitada e protegida pelos grandes lábios. Mais internamente, os pequenos lábios envolvem a abertura da vagina, protegendo a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil.

• Ovário

São as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progstrona; os hormônios sexuais femininos.

• Tubas uterinas

Ou ovidutos ou trompas de Falópio. São dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu revestimento é formado por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos as tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.

• Útero

Órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto. Possui parede muscular e espessa (miométrio) e tem o formato similar a uma pêra invertida. Internamente, é revestido por um tecido vascularizado em glândulas – o endométrio.

SISTEMA ENDÓCRINO

Nosso sistema endócrino é bastante complexo. Os hormônios, secreção produzida pelas glândulas endócrinas, influnciam praticamente todas as funções dos demais sistemas. Frequentemente o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismo reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Em nosso corpo há várias glândulas endócrinas, sendo as principais: a hipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). O tecido adiposo também age como órgão endócrino pois, ao acumular gordura, produz lipsina, um hormônio que atua sobre o hipotálamo, reduzindo o apetite. No encéfalo há uma região chamada de hipotálamo, que também atua como órgão endócrino, produzindo hormônios que controlam a glândula hipófise.

No hipotálamo há dois grupos de células endócrinas: um desses grupos sintetiza hormônios qu ficam armazenaos na neuro-hipófise; sendo que o outro grupo prouz hormônios qu regulam o funcionamento da adeno-hipófise.

• Hipófise

Seus hormônios regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. A hipófise também pode ser chamada de glândula pituitária e é dividida em duas porções: a adeno-hipófise, ou lobo anterior da hipófise, e a neuro-hipófise, ou lobo posterior da hipófise.

Os hormônios secretados pela adeno-hipófise são controlados pelos hormônios de liberação e de inibição produzidos no hipotálamo. São chamados de hormônios tróficos, porque estimulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Os principais hormônios da adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula a região do córtex das glândulas suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua sobre as gônadas masculinas e femininas; e o hormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos. A adeno-hipófise também secreta outros dois hormônios importantes: a somatotrofina, também chamada dehormônio do crescimento; e a prolactina, que atua nos ovários promovendo a secreção da progesterona.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com