TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solidos Totais Em Amostra De Efluentes

Monografias: Solidos Totais Em Amostra De Efluentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.535 Visualizações

Página 1 de 3

1.0) OBJETIVO:

Sólidos totais em amostra de efluentes

2.0) INTRODUÇÃO:

Esgoto séptico: fétido (H2S e outros produtos de decomposição)

Despejos industriais: característico para o processo CINZA (esgoto fresco) CINZA ESCURO OU PRETO (esgoto séptico)

Causada pelos sólidos em suspensão; Esgoto mais fresco e concentrado aumenta turbidez.

Para esgotos predominantemente domésticos, devido a sua importância são:

Sólidos; Indicadores de matéria orgânica; Nitrogênio; Fósforo; Indicadores de contaminação fecal.

Todos os contaminantes contribuem para a carga de sólidos (gases dissolvidos).

Classificação

1.0 Quanto ao tamanho e estado: sólidos em suspensão; sólidos dissolvidos, sólidos fixos.

2. Quanto às características químicas: sólidos voláteis; sólidos não sedimentáveis.

3. Quanto à decantabilidade: sólidos sedimentáveis;

4. Classificação pelo tamanho: forma mais simplificada para o caso específico dos esgotos. 2. Classificação pelas características químicas: T = 550 ºC, fração orgânica é oxidada (sólidos voláteis), enquanto que a inorgânica é representada pelos sólidos fixos.

5. Classificação pela decantabilidade: Sólidos sedimentam em 1 hora (realizado em cone de Imhoff). A fração que não sedimenta usualmente não é expressa nos resultados da análise.

Esgoto forte 1.0 mg/L Esgoto médio 500 mg/L Esgoto fraco 200 mg/L

Sólido Suspenso aumento da turbidez; impedimento da penetração da luz no corpo dágua formação de escuma superficial depósito de lodo geração de maus odores (condições anaeróbias nos depósitos de lodo) diminuição do volume útil nos reservatórios, lagos, etc é um dos principais parâmetros para avaliação dos esgotos domésticos e eficiência das unidades de tratamento. Na formação dos esgotos sanitários o adicionamento de impurezas a água de origem dão-lhe características bem definidas as quais sofrem variações ao longo do tempo em virtude das transformações internas decorrentes da desintegração e decomposição contínua da matéria orgânica. Dentre estas características são de fácil percepção cor, turbidez, odor, presença de sólidos em suspensão e temperatura. Também se observa que a diminuição gradativa da quantidade de oxigênio dissolvido intensifica o escurecimento da mistura esgotável e exalação de odores desagradáveis e ofensivos a saúde humana. A temperatura é também uma importante determinação física e é função do clima da região geográfica. O teor de sóli-dos é bastante variável (300 a 1200 mg/L) com aproximadamente 70% de matéria orgânica. São caracterizados como sólidos dos esgotos todas as partículas nele presentes em suspensão ou em solução, sedimentáveis ou não, orgânicas ou minerais. A determinação da quantidade total de sólidos presentes em uma amostra de esgotos sanitários é chamada de sólidos totais. A separação dos tipos de sólidos presentes na mistura é feita em laboratório. De um modo geral pode-se comentar que dos sólidos totais, 700mg/L em média, parte é de sólidos suspensos (200mg/L) e o restante sólidos dissolvidos (500mg/L). Nos sólidos suspensos encontram-se, em proporções mais ou menos iguais, sólidos sedimentáveis e não sedimentáveis, dos quais 75% são voláteis e 25% fixos. Entretanto quanto aos sólidos dissolvidos tem-se 30% de voláteis contra 70% de fixos.

3.0) PARTE EXPERIMENTAL:

3.1) MATERIAIS:

o Bico de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com