TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sólidos totais, suspensos e voláteis

Por:   •  27/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBA – UNIFEI

ANNA CRISTINA CARVALHO - 34175

ISABELA ZANON PEREIRA – 27374

LUCAS DE OLIVEIRA - 30360

        

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓLIDOS TOTAIS, SUSPENSOS, VOLÁTEIS E SEDIMENTÁVEIS

ITAJUBÁ, 2015

ANNA CRISTINA CARVALHO – 34175

LUCAS DE OLIVEIRA - 30360

ISABELA ZANON PEREIRA - 27374

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓLIDOS TOTAIS, SUSPENSOS, VOLÁTEIS E SEDIMENTÁVEIS

Relatório técnico apresentado como requisito    parcial para obtenção de aprovação na disciplina QUI114, no Curso de Engenharia Ambiental, na Universidade Federal de Itajubá.  

Prof. Dr. Sandro José de Andrade              

ITAJUBÁ, 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 3

2 OBJETIVOS .......................................................................................................................... 5

3 MATERIAIS E MÉTODOS ................................................................................................. 6

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ...................................................................................... 10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 12

REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

           Em meios aquáticos naturais, são comumente encontrados resíduos sólidos presentes. A definição do termo resíduos sólidos, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (1), é tida como: “Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. ” Sendo divididos em suspensos e dissolvidos e novamente subdivididos em voláteis e fixos.

        O excesso desses sólidos, na água pode acarretar diversos problemas, dentre eles pode se ressaltar, para os sólidos dissolvidos, alterações no sabor e problemas de corrosão e para os que estão em suspensão, a turbidez da água, que provoca problemas estéticos e prejudica a atividade fotossintética. (2)

          Dessa forma, com o crescente aumento da consciência da população em relação ao meio ambiente, os problemas gerados pelos resíduos sólidos ganharam destaque, sendo discutido há algumas décadas nas esferas nacional e internacional. Logo, o estudo dos tipos de sólidos: totais, suspensos, voláteis e sedimentáveis, bem como o teor dos mesmos, se mostra cada vez mais importante e necessário para todas as áreas de estudo do meio ambiente, principalmente em relação à água e sua composição química.

           Como explicitado no parágrafo anterior, há quatro tipos de sólidos: totais, suspensos, voláteis e sedimentáveis, sendo baseada nas características dos sólidos e em sua obtenção. Dessa forma pode ser definido como:

Sólidos Totais são conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas sob formas moleculares, ionizadas ou micro granulares. A determinação de sólidos totais presentes em água avalia o peso total dos constituintes minerais ali presentes. Assim, é tida como um parâmetro de determinação da qualidade da água. A determinação dos sólidos totais é obtida com a evaporação da amostra.

Sólidos suspensos são pequenas partículas sólidas que se mantém em suspensão em meio aquático. Também são utilizados como indicadores de qualidade do meio. Sua determinação é obtida com a secagem do material por filtração.

           Sólidos voláteis: volátil é tudo que se pode reduzir a gás ou a vapor. Logo, sólidos voláteis são uma parcela dos sólidos totais a qual foi volatilizada por meio de um processo químico, transformando a matéria orgânica em gás carbônico.

           Sólidos sedimentáveis são as porções das partículas suspensas que é obtida quando a amostra é submetida a um período de repouso em um cone denominado cone de Imhoff.

Por fim, é necessário ressaltar que a partir de todos os processos envolvendo sólidos são criadas normativas (CONAMA Resoluções no 357 do ano de 2005 (3) e Ministério da Saúde – Portaria no 2.914 do ano de 2011 (4)) para valores máximos permitidos de sólidos em uma amostra de água de consumo, por exemplo. Desta maneira, revela-se a importância deste laboratório na formação do engenheiro ambiental.

2 OBJETIVO

O objetivo geral dessa prática, realizada no dia 09 de Março de 2015, foi conhecer e saber identificar os quatro tipos de sólidos que podem estar presentes em meio aquático.

           Além disso, o objetivo específico da aula foi aprender como é feita a determinação e obtenção de cada tipo de sólido, bem como aplicar esse aprendizado utilizando as amostras colhidas em prática anterior.  

3 MATERIAIS E MÉTODOS

A prática realizada no dia 09 de março de 2015 sobre a determinação do teor de sólidos totais, suspensos, voláteis e sedimentáveis utilizou a amostra de água coletada no Ribeirão José Pereira, nas coordenadas 22°24’50.14’’ S e 45°27’02.79’’ O, apresentado no relatório do dia 02 de março, bem como os seus procedimentos de amostragem.

Os materiais utilizados no procedimento foram:

  • Balança analítica da marca Marte e modelo Arc220;
  • Dessecador;
  • Estufa da marca OLIDEFCZ e modelo 3 a 6;
  • Mufla da marca Quimis e modelo D24;
  • Cadinho de porcelana;
  • Amostra de água do Ribeirão;
  • Cone Imhoff;
  • Proveta.

Primeiramente, foi retirado do dessecador o Cadinho de porcelana escolhido pela equipe, de número seis, com o auxílio de um papel toalha, para que o mesmo não sofra nenhum tipo de contaminação e influencie nos resultados finais, e então, foi levado a pesagem na balança analítica, obtendo-se a massa P0 que será apresentada na seção 4 (Resultados e Discussões).

É importante ressaltar que o Cadinho estava no Dessecador pois ele evita que esse Cadinho contenha qualquer partícula de água, já que possuí uma válvula que faz um vácuo no seu interior e também por possui Sílica na parte externa que serve como um medidor de umidade. Assim, quando realizar a pesagem, essas partículas de água não interfiram nos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (674.8 Kb)   docx (516.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com