TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução Tampão

Trabalho Universitário: Solução Tampão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA – UERR

CAMPUS DE RORAINÓPOLIS

CURSO: QUÍMICA – T6N

PROFESSORA: VÂNIA TELES

DISCIPLINA: PRÀTICA LABORATORIAL ll

RELATÓRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL ll

Rorainópolis- RR

Abril- 2014

AMANDA SALDANHA

LAUDELINA VENÂNCIO BRITO

PABLO RUI

Solução Tampão

Rorainópolis- RR

Abril- 2014

RESUMO

Foi preparado um experimento de uma solução tampão, mostrando a sua resistência a mudança de pH mesmo quando acrescentado mais Ácido ou Base ou quando ocorre diluição da solução. Um tampão é uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado. Assim, soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de pH, o qual mantêm aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases. É Porém existe um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionados a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Esse limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão. Assim, quanto maior a capacidade, maior será o tempo da ação tampão. Sendo assim os sistemas tampão são escolhidos de acordo com a faixa de pH que se deseja tamponar.

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve a execução das práticas de laboratório realizadas nas aulas de soluções tampões que têm um importante papel em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a manutenção do pH. Portanto, muitos processos fisiológicos requerem um pH fixo para que determinada função venha a ser realizada. Soluções tampão são soluções que resistem a variações bruscas no pH causadas pela adição de ácidos ou bases. Esta resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Considerando um sistema tampão ácido (HA/A-), se um ácido for adicionado ao tampão, ocorrerá uma elevação da concentração dos íons H3O+ do meio (uma perturbação do equilíbrio); de acordo com o princípio de Le Chatelier, essa perturbação será neutralizada pela base conjugada do tampão, que aceita prótons dos íons H3O+ fornecidos pelo ácido adicionado, restabelecendo o estado de equilíbrio e mantendo o pH do meio, conforme a reação abaixo:

A- (componente básico do tampão) + H3O+ (adicionado) ↔ HA + H2O

Do mesmo modo, se uma base for adicionada a este tampão, haverá uma elevação da concentração dos íons OH- do meio (uma perturbação do equilíbrio); de acordo com o princípio de Le Chatelier essa perturbação será neutralizada pelo ácido do tampão, que transfere prótons para os íons OH- fornecidos pela base adicionada, reestabelecendo o estado de equilíbrio, mantendo o pH do meio.

No presente relatório também será exposto a Capacidade tamponante que é o quanto uma solução tampão resiste às mudanças de pH, quando se adiciona pequenas quantidades de ácido ou base. Sua capacidade é indicada pela alteração de pH provocada pela adição de ácido ou base. Quanto menor a alteração de pH causada pela adição de uma dada quantidade de ácido ou base, maior é a capacidade tamponante da solução, ou vice-versa.

2. OBJETIVOS

Objetivo Principal.

É apreender as técnicas de preparação de uma solução tampão e estudar o efeito da adição de ácidos e bases fortes sobre o pH de uma solução tamponada.

Objetivos Específicos.

Preparar uma solução tampão;

Compreende o seu funcionamento bem como verificar o seu efeito tamponante após adição de um ácido ou de uma base;

Observar o que acontece com a coloração das fitas ao serem embebidas em cada solução a fim de relacioná-las com o valor do pH das soluções;

Observar o pH com a solução tampão em diferentes concentrações.

3. PARTE EXPERIMENTAL

Material e Reagentes

1 Garrafa pet de 2,5 L cortado no meio

1 Béquer

2 Pisseta de Pasteur- uma de vidro e outra de plástico

1Pisseta

1 Balão volumétrico

9 Tubos de ensaio

1 Grade

1 Proveta

1Bastão de vidro

1Balança de precisão

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com