TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções

Artigo: Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento I- SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS PURAS - COMPARAÇÃO ENTRE COMPOSTOS IÔNICOS E COVALENTES

I – RESULTADOS E DISCUSSÃO

Solvente/soluto Sacarose CuSO4.5H2O Ác.Oxálico Naftaleno Glicerina

Água + + + - +

Etanol - - + + +

Heptano - - - + -

- A sacarose se dissolve bem em água por ser polar, tal como a água, e porque suas hidroxilas são solvatadas por ela através de ligações de hidrogênio. Em etanol não se dissolve muito bem já que a mólecula do álcool é predominante apolar devido a sua cadeia carbônica. O heptano é uma molécula completamente apolar e por isso a dissolução da sacarose é desprezível.

- O CuSO4.5H2O dissolve-se em água por ser um composto iônico formando em água um íon complexo (Cu(H2O)6)2+. A carga parcial do etanol é insuficiente para quebrar a rede cristalina do sal, tornando-o pouco solúvel. O mesmo ocorre com o heptano.

- O ácido oxálico dissolve-se bem em água e até melhor em etanol por, além de haver ligação de hidrogênio, há também interações dipolo-dipolo induzido. Em heptano a dissolução não ocorre porque esta é uma molécula apolar.

- Naftaleno é uma molécula apolar e por isso não se dissolve bem em água, mas razoavelmente bem em etanol e bem em heptano que tem estrutura apolar.

- Glicerina se dissolve bem em água e etanol por causa de suas hidroxilas que formam ligações de hidrogênio, mas particularmente melhor em água devido ao efeito estérico que a cadeia carbônica cria, de forma que moléculas menores sofrem menos impedimento. O heptano é uma molécula apolar e por isso não dissolve a glicerina.

II – CONCLUSÃO

Identificamos três fatores principais que determinaram a dissolução ou não dos solutos: forças intramoleculares que determinam a polaridade da molécula e geram regiões de carga parcial (exemplo: no ácido oxálico a carboxila libera um próton), forças intermoleculares – no caso de moléculas polares há forças dipolo-dipolo e às vezes ligações de hidrogênio suficientemente fortes para solvatar o soluto e de apolares forças dipolo induzido, estericidade que causa certos impedimentos espaciais – moléculas pequenas atacam com mais facilidade tal como moléculas mais lineares são atacadas mais facilmente (exemplo: glicerina melhor dissolvida em água).

III – BIBLIOGRAFIA

ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química. 5 ed. Porto Alegre: bookman, 2012.

BROWN, LEMAY, BURSTEN. Química: a ciência central. 9 ed.

BRADY, James; HUMISTON. Química Geral volume 1. 2 ed. LTC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com