TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade: Conceito, Origem e Importância

Seminário: Sustentabilidade: Conceito, Origem e Importância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Seminário  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade: Conceito, Origem e Importância

O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

É importante destacar também que na dimensão ambiental deste conceito qualquer ação humana deve: respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e os limites que os regem; conservar a integridade do ambiente; consumir sem ultrapassar a capacidade de renovação dos recursos e respeitar a diversidade humana que produz formas diferentes de existência.

A sustentabilidade é atualmente o ponto de destaque quando se fala em meio ambiente. Este artigo irá abordar o que é sustentabilidade, assim como sua origem e importância.

Segundo o dicionário, sustentabilidade significa condição ou qualidade do que é sustentável. Apesar de parecer redundante, este conceito é inteiramente compreendido quando ligado à atuação humana no meio ambiente. Então, a partir daí é possível entender que sustentabilidade é a capacidade que empresas ou grupos de indivíduos têm de desenvolver suas atividades em um determinado ambiente sem causar um impacto violento a este meio. Também é possível entender o conceito de sustentabilidade pela capacidade de fazer uso de recursos naturais, e de alguma maneira, os devolver ao planeta por meio de práticas desenvolvidas para este propósito.

A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está normalmente relacionado com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta, viável a nível econômico, socialmente justo e com uma diversificação cultural.

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com