TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade - Conceitos

Projeto de pesquisa: Sustentabilidade - Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 12

1. Introdução

Sustentabilidade é a palavra da moda, contudo, o conceito de sustentabilidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Oliveira (2010), afirma que de fato, as discussões sobre o meio ambiente têm tido amplitudes consideráveis. Porém, observa-se que quanto mais se discute, mais se tem poluído e degradado o meio natural.

Os itajubensescompreendem a importância que a sustentabilidaderepresenta para as gerações futuras e que é necessário uma mudança no modo de vida, mas, poucas atitudes são tomadas para trazer a sustentabilidade para seus próprios lares.

A visão equivocada ligando a Sustentabilidade às grandes empresas aumenta a errônea concepção da aplicação da sustentabilidade em ser uma prática difícil, complicada e cara demais para aplicarem em suas próprias casas.

A decisão de avaliar como se encontra a aplicação da sustentabilidade nos domicílios na cidade de Itajubá contribui para aperfeiçoar os resultados e criar oportunidades para aplicar a Sustentabilidade em Casa. De fato, isso não é tão complexo, aplicar a sustentabilidade em casa é acessível a qualquer um por meio de medidas simples e de baixo custo é possível levar algum tipo de prática sustentável para os lares.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo foi por meio de pesquisas bibliográficas, com um estudo das informações obtidas utilizando-se questionário estruturado para o desenvolvimento do texto, que consta de perguntas e posteriormente são tabuladas e confeccionadas as figuras (gráficos).

Figura 1- Fluxo de procedimento metodológico

Fonte: Elaborado pelo autor

O presente trabalho objetivou-se analisar a aplicação dos métodos sustentáveis em residências na cidade de Itajubá - MG.

2. Fundamentação Teórica

Cristiana Gomes (2007), afirma que por milhares de anos a sociedade viveu num sistema sustentável,viviam do que plantavam, discriminavam os desperdícios e as destruições dos recursos naturais.

Com o passar dos anos os interesses foram mudando e a evolução tomou rumos contrários à sustentabilidade, principalmente após a implantação do capitalismo. Segundo Gian Mario Giuliani (1998), na relação histórica entre o sistema produtivo capitalista-industrial e a natureza, a natureza é vista única e exclusivamente como reservatório de recursos produtivos, como conjunto de valores econômicos definidos pelo mercado.

Hoje a atitude sustentável desponta como indispensável para um agir diferenciado que inclua uma preocupação com as pessoas e as gerações futuras. “O problema de insustentabilidade não está apenas no desenvolvimento, é preciso reconhecer que o nosso modo de vida se tornou insustentável” (RAMOS, 2003).

Portanto, torna-se importante educar para novos valores, comportamento e condutas pessoais. Daí surge à grande responsabilidade da Sustentabilidade em Casa, na tentativa de propiciar uma educação adequada às mudanças que atualmente se presenciam na sociedade, sendo uma via de mão dupla, onde a pessoa irá fazer o bem ao meio ambiente e a si, devido à possibilidade de economizar recursos e, em paralelo, economizar parte da renda necessária para custear as despesas do lar.

3. Sustentabilidade - Conceitos

Segundo Sachs (2000), sustentabilidade é a conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social

Conforme a enciclopédia Wikipédia, sustentabilidade é uma característica ou condição de um processoou de um sistemaque permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação denecessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos,líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.

O termo sustentabilidade provém de um processo histórico da reavaliação crítica da relação existente entre a sociedade civil e o meio natural (BELLEN, 2005).

Um grande marco do desenvolvimento sustentável mundial foi a Rio 92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992no Rio de Janeiro, onde aprovaram uma série de documentos importantes, dentre os quais a Agenda 21, um plano de ação mundial voltada a orientar a transformação desenvolvimentista. Apresentava como um dos principais fundamentos o fortalecimento da democracia e da cidadania, por meioda participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92 reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos, deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias (LEMOS, 2006).

Hoje, com os problemas provocados pelas mudanças climáticas aumentando em toda parte, o termo sustentabilidade está em pauta nas discussões globais. As pessoas estão se interessando mais pelo assunto e a mídia, vem buscando cumprir o seu papel, mostrando inúmeras noticias ligadas na relação homem, suas necessidades, o meio ambiente,o sustento e a manutenção das vidas (NUNES, 2009).

4. Porque aplicar a sustentabilidade em casa

A sustentabilidade deve ser aplicada nos lares, pois as mudanças em nosso clima e a degradação das fontes de recursos naturais estão cada vez mais aceleradas. Isso se torna mais evidente conforme notícias de problemas provocados pelas alterações climáticas e pelo efeito estufa que multiplicam nos noticiários e, muitas vezes, sentimos atingidos. A quantidade de vítimas de furacões, secas, enchentes e outros desastres de magnitude nunca vista; clamam por ajuda e socorro (ABREU, 2009).

Sustentabilidade começa em casa porque é em casa com os pais e familiares que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com