TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI VIII Serviço Social

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 5
  • [pic 1]Pergunta 1

[pic 2]

1 em 1 pontos

[pic 3]

A ética tem o propósito de analisar os fundamentos da moral que remete à reflexão da filosofia ou da metafísica. Compreende-se que a moral deve estar ao dispor da ética, possibilitando a abertura para as mudanças e a possibilidade de construção de novos valores; caso contrário, a moral se fecha em sistema, o que se pode denominar de moralismo. Alguns autores classificam a moral como:

Resposta Selecionada:        a.

Rigor às normas, aos deveres e às obrigações.

[pic 4]

  • Pergunta 2

1 em 1 pontos[pic 5]

[pic 6]

Dentro do contexto capitalista e analisando criticamente a construção dos valores, poderíamos dizer que o fato de gastarmos mais com beleza do que com alimentos é uma inversão de valores. Por quê? Assinale a alternativa correta.

Resposta        d.

Selecionada:        O capitalismo provocou a inversão nos valores fundamentais da vida e passou a banalizar o ser humano na ideologização do poder representado pelo ideal de beleza burguês e nos acessórios sociais.

[pic 7]

  • Pergunta 3

1 em 1 pontos[pic 8]

[pic 9]

Em cada esquina que parava ou em praça pública, Sócrates indagava todos que lhe davam atenção. As perguntas eram embaraçosas porque remetiam ao exercício da busca de uma consciência moral. O que é consciência moral?

Resposta        e.

Selecionada:        É a base sobre a qual, sem sermos obrigados por outros, decidimos o que fazer, justificando para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões, assumindo todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.

[pic 10]

  • Pergunta 4

1 em 1 pontos[pic 11]

[pic 12]

Julgue as afirmações referentes à moral e à ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos:

I - Moral e ética são termos que possuem sentidos semelhantes.

II - Moral precede a ética na aplicação social.

III - Ética quer dizer “costume” e pode variar na sociedade.

IV - A moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a moral também é um empreendimento social.

V - A moral é a ferramenta de trabalho da ética.

Resposta Selecionada:        b.

IV e V

[pic 13]

  • Pergunta 5

1 em 1 pontos[pic 14]

[pic 15] A palavra moral é derivada do latim mos, mores. Em relação à moral está correto afirmar:


I. Relativo ao costume e aos hábitos de conduta ou de comportamento de uma sociedade em determinada condição histórica, não sendo, portanto, universal.

II. Para o senso comum, moral significa proibições e obrigações formais, se refere a alguém cujo comportamento é contrário às normas dominantes, dizemos que se trata de um indivíduo imoral.

III. A moral por essa concepção se restringe à proibição, o dever passa a ser sinônimo de obediência à proibição, o que leva a uma concepção negativa de moral.

IV. A moral se estabelece no campo teórico e reflexivo.

Está correto afirmar:

Resposta Selecionada:        d.

Somente a I está correta.

[pic 16]

  • Pergunta 6

1 em 1 pontos[pic 17]

[pic 18]

Quando alguém ao tomar uma decisão entre dois ou mais grupos, ou entre duas ou mais pessoas, beneficia um dos lados por simpatia, sem fazer as devidas avaliações sobre a situação e os argumentos apresentados, dizemos que essas pessoas cometeram um erro por não ser imparcial. A imparcialidade deve ser uma característica para todas as pessoas que precisam tomar uma decisão envolvendo outras pessoas. Nesse caso, podemos dizer que a pessoa que decidiu julgou com valores que ferem a norma estabelecida. Mediante esse texto, responda: o que é moral?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com