TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Por:   •  9/10/2021  •  Monografia  •  9.445 Palavras (38 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

A violência doméstica contra a mulher é uma realidade vivenciada por milhares de mulheres espalhadas por todo território nacional e pelo mundo. Os motivos inaceitáveis os mais identificados são: ciúme, insegurança, usa de drogas e outros. Fazem uso da violência como forma de punição, deixando as vítimas amedrontadas e envergonhas, situação que as fazem ficar caladas diante do crime. O silêncio neste contexto de violência doméstica funciona como uma espécie de barreira, impedindo que medidas de combate e de atendimento a violência doméstica sejam realizadas de forma mais contundente, motivo, que em muitos casos, torna o agressor invisível aos olhos da justiça.

“A violência doméstica praticada contra as mulheres constitui-se uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e a integridade física” (BRASIL. 2005).

A Constituição Federal, em seu artigo 226, parágrafo 8º assegura “a assistência à família, na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações”. Desta forma, fica visível que o Estado brasileiro tem um papel de cumprir no enfrentamento a todos os tipos de violência praticada contra homens, mulheres, adultos ou crianças (BRASIL, 1988).

A violência doméstica é um fenômeno que atinge mulheres de todos os níveis e classes sociais, constituindo uma ameaça diária a milhares de mulheres de todas as idades, graus de instrução, raças e etnias, tem grande extensão, com difícil solução atingindo a sociedade como um todo, podendo ocorrer em qualquer etapa da vida. Este tipo de violência está presente numa parcela expressiva da população mundial e repercute de forma significativa sobre a saúde e as relações interpessoais. Para ser combatida, necessita de uma verdadeira articulação mobilizando vários setores do governo e da sociedade civil.

A violência contra a mulher pode acontecer através de agressões físicas (golpes, tapas, chutes e surras, tentativas de estrangulamento e queimaduras, ameaças – principalmente de ferir as crianças ou outros membros da família); violência psicológica (menosprezo, intimidações, humilhações); violência sexual e até mesmo através de vigilância constante ou isolamento forçado da mulher em relação à sua família e a amigos.

Objetivando no geral identificar os desafios enfrentados pelo Assistente Social no seu exercício profissional frente às mulheres vítimas de violência doméstica, pois a Assistência Social historicamente é uma política que absorve um grande número de assistentes sociais, e esse crescimento é notório após o realizado da Política Nacional de Assistência Social.

Para atingirmos a proposta desenvolvida através do objetivo geral, foram mensurados objetivos específicos que nortearam o desenvolvimento desta pesquisa, a trajetória do Serviço social dando enfoque na atuação de Assistência Social, analisar a Política Pública e demais políticas que promovem o direito social e discutir o papel do assistente social no âmbito da Assistência e sua atuação junto as Políticas públicas promovendo o acesso e permanência das mulheres vítimas de violência, tratam-se dos objetivos específicos evidenciados neste trabalho.

O desenvolvimento deste trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, sendo assim, suas informações foram extraídas a partir de livros e sites governamentais. Contudo, na formação desta pesquisa foi necessário detectar conceitos importantes e em sequência desenvolver uma concepção concreta do tema proposto.

A pesquisa foi realizada a partir de dados secundários, a qual foi obtida informações de autores nomeados que contribuem de forma valiosa para a literatura no âmbito da Assistência Social e do Serviço Social. Dentre os autores citados podemos elencar; Aldrighi, Monteiro, Souza, Santos e Moré.

1. JUSTIFICATIVA

A justificativa pelo presente estudo surgiu a partir do índice de homicídios na cidade de Colatina/ES e em todo Estado do Espirito Santo sendo o Estado com mais vitimas no país, vítimas de violência Doméstica, onde numero alarmante de ocorrências vem aumentando a cada dia, a oportunidade de desenvolver esse estudo é levar orientações às vitimas para entender a importância da denúncia em busca de seus direitos.

Por fim, compreensão e orientação para a garantia de direitos e segurança a todas as mulheres que passam por situações de violência.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Discutir sobre a violência doméstica contra mulheres e o papel do Serviço social como articulador das Políticas Públicas que atendem essa demanda. Entender o porquê que essas mulheres vítimas de violência doméstica omitem a denúncia, e continuam a viver ao lado de se companheiro.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar a violência contra a mulher na sociedade brasileira e suas tipificações. Dentro desta realidade é possível entender a situação da violência contra a mulher e reconhecer a discriminação histórica nas relações de desigualdades econômicas, sociais e políticas entre os sexos, onde a mulher quase sempre ocupa uma posição de inferioridade em relação ao homem. Desta forma, a mulher se torna vulnerável à violência e em especial no âmbito doméstico e das relações intrafamiliares. Analisar qual conduta o profissional do Serviço Social deve tomar em relação aos atendimentos das vítimas de violência doméstica.

Realizar o esclarecimento da evolução das medidas protetivas e das políticas públicas no combate a violência contra mulher com destaque a Lei Maria da Penha. Conhecer como a Lei pode ajudar estas vítimas de agressão.

Entender o que leva a vítima de violência doméstica a se calar, e não denunciar seu agressor. O trabalho do Assistente Social irá articular as Políticas de atendimento as mulheres em situação de violência. Prevenir e defender a mulher frente à violência com a efetivação da Rede de Serviços, garantindo Políticas Públicas de qualidade, visando à equidade de gênero e a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.

3. METODOLÓGIA

Os procedimentos metodológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com